Academia anuncia bolsa, diretório e eventos para mulheres cineastas

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (4) uma iniciativa para “criar oportunidades para mulheres cineastas se conectarem, compartilharem suas histórias e celebrarem a inclusão”. A “Action: The Academy Women’s Initiative” é uma parceria com o E! Entertainment e a Swarovski.

Leia também: Mulheres são 49% dos artistas convidados a entrar para a Academia

A principal ação será a criação da Academy Gold Fellowship for Women, uma bolsa de um ano a ser concedida para mulheres cineastas ou executivas. Além de apoio financeiro, o programa oferecerá mentoria e oportunidades de networking, e terá uma versão nos Estados Unidos e outra no Reino Unido.

Também será lançado o Academy Directory, um diretório para que integrantes da Academia possam se conectar umas com as outras, criando “uma comunidade de cineastas para orientação, apoio e oportunidades de trabalho”.

Ambas as iniciativas serão lançadas oficialmente em eventos a serem realizados em Londres e Los Angeles ainda no mês de outubro. Em Los Angeles, o encontro contará com a participação de Hannah Gadsby, famosa pelo recente especial de standup disponível na Netflix, e Lena Waithe, primeira mulher negra a ganhar o Emmy de roteiro de comédia. Em Londres, a convidada é a diretora Susanne Bier, uma das três mulheres a dirigir um filme ganhador do Oscar de filme estrangeiro.

A preocupação com a diversidade da Academia ganhou força em 2016 depois de, pelo segundo ano consecutivo, nenhum ator ou atriz negra ter recebido indicações ao prêmio. Nas redes sociais, usuários passaram a usar a hashtag #OscarsSoWhite, enquanto alguns artistas boicotaram a cerimônia. A principal resposta da Academia tem sido modificar a composição de seus membros, que participam das votações e definem os indicados.

Em junho, um número recorde de artistas foi convidado a fazer parte do grupo: 928 pessoas de 59 países, sendo 49% mulheres e 38% não brancos. De acordo com a Academia, nove de seus “braços” – atores, diretores de casting, figurinistas, documentaristas, executivos, editores, artista de cabelo e maquiagem, produtores e relações públicas – convidaram mais mulheres do que homens.

Deixe um comentário

Top