“A Porta ao Lado” é único longa dirigido por mulher na competição de Gramado

A Porta ao Lado, de Julia Rezende, é o único filme dirigido por uma mulher entre os sete longas-metragens na competição brasileira do Festival de Gramado, que ocorre de 12 a 19 de agosto. Depois de dois anos sem sessões presenciais por causa da pandemia, o evento volta às exibições no Palácio dos Festivais da cidade gaúcha.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Oitavo longa de Rezende, diretora de filmes como Meu Passado me Condena (2013) e Como É Cruel Viver Assim (2017), A Porta ao Lado conta a história de Rafa (Dan Ferreira) e Mari (Leticia Colin), que vivem um casamento tradicional e estável há anos. As convicções e escolhas de Mari são abaladas pela chegada de novos vizinhos, Fred (Túlio Starling) e Isis (Bárbara Paz), que têm relacionamento aberto e decidiram não ter filhos.

Na competição de longas internacionais há dois filmes dirigidos por mulheres entre os sete selecionados: El Camino de Sol, de Claudia Sainte-Luce, e La Boda de Rosa, de Iciar Bollain. Também há dois longas de diretoras entre os cinco filmes que concorrem na mostra gaúcha: Campo Grande É o Céu, de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux; e Despedida, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes.

Para ver a lista completa de filmes selecionados, inclusive os curtas, acesse o site do Festival de Gramado.


Foto do topo: Desiree do Valle

Top