6 filmes dirigidos por mulheres para ver de graça na Mostra de Cinema de SP

Seis filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres poderão ser vistos de graça durante a 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que ocorre de 20 de outubro a 2 de novembro. Neste ano, o festival volta a ser realizado de forma presencial, mas alguns títulos também estarão disponíveis ao público de todo o país nas plataformas de streaming Sesc Digital e Spcine Play, ambas gratuitas.

Leia também: Mostra homenageia Ana Carolina e exibe filme de Annie Ernaux
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Dos seis títulos dirigidos por mulheres que poderão ser vistos gratuitamente na Mostra, dois terão exibição no Vão Livre do Masp, que tem capacidade para 500 pessoas. Os outros quatro estarão disponíveis nas plataformas digitais até que sejam atingidos os limites de visualização de cada filme: 800 visualizações no caso da Spcine Play e 1,5 mil visualizações no caso do Sesc Digital.

Abaixo, conheça os filmes dirigidos por mulheres que podem ser vistos gratuitamente na Mostra. Para conhecer a programação da seção Realidade Virtual, que também inclui diretoras, acesse o site do festival.

*

“Carvão”
[Brasil, 2022]
Exibição em 22/10, 19h30, no Vão Livre do Masp

Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes de ele chegar, arranjos precisam ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Dirigido pela cineasta Carolina Markowicz.


“Corações Gentis”
[Kind Hearts, Bélgica, 2022]

Exibição no Sesc Digital, de 20/10 a 2/11, ou até o limite de visualizações

Billie e Lucas, um jovem casal de Bruxelas, partem para a universidade e enfrentam um ano repleto de mudanças. Questionamentos sobre o futuro, dúvidas sobre relacionamentos e expectativas da vida adulta fazem parte de suas conversas e dilemas com seus amigos e entre si. Dirigido por Olivia Rochette e Gerard-Jan Claes, venceu o Grande Prêmio do Júri Internacional da seção Generation 14plus do Festival de Berlim.


“Kobra Auto Retrato”
[Brasil, 2022]
Exibição em 21/10, 19h30, no Vão Livre do Masp

Em uma noite de insônia, Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Nesta trajetória de vida, do grafite ilegal na cidade de São Paulo a grandes murais em mais de 30 países, Kobra passa a entender a arte de rua como voz política e democrática. Dirigido por Lina Chamie.


“Leonor Jamais Morrerá”
[Leonor Will Never Die, Filipinas, 2022]
Exibição na Spcine Play, de 20/10 a 2/11, ou até o limite de visualizações

Leonor Reyes já fez sucesso criando filmes de ação nas Filipinas, mas agora luta para pagar as contas. Ao ler um anúncio à procura de roteiros, Leonor começa a mexer em um esboço sobre a jornada do jovem Ronwaldo para vingar o assassinato de seu irmão. Quando um acidente envolvendo a queda de uma televisão deixa Leonor em coma, ela é transportada para dentro desse filme inacabado. Dirigido por Martika Ramirez Escobar, ganhou o Prêmio Especial do Júri na seção World Cinema Dramatic do Festival de Sundance.


“Objetos de Luz”
[Objectos de Luz, Portugal, 2022]

Exibição no Sesc Digital, de 20/10 a 2/11, ou até o limite de visualizações

A evocação da luz no cinema leva a Personagem do Homem da Luz a refletir sobre ela, sua essência e as suas múltiplas manifestações numa revisitação de espaços geográficos e de memórias. Documentário dirigido pelos cineastas Marie Carré e Acácio de Almeida.


“Sonne”
[Áustria, 2022]
Exibição na Spcine Play, de 20/10 a 2/11, ou até o limite de visualizações

Três adolescentes de Viena gravam um vídeo cantando música pop e usando hijab e ficam famosas do dia para a noite, especialmente entre os muçulmanos de etnia curda. Yesmin, a única que é de fato curda, começa a se distanciar cada vez mais de sua cultura. Nati e Bella, por sua vez, parecem fascinadas por um mundo que lhes é estranho. Quando as meninas conhecem dois jovens patriotas curdos, a situação começa a se complicar. Dirigido por Kurdwin Ayub, ganhou o prêmio de melhor primeiro longa-metragem no Festival de Berlim. 

Top