5 filmes para ver no INDIE festival de Belo Horizonte

Começa nesta quinta-feira (3) em Belo Horizonte o INDIE, festival de cinema independente que completa 15 anos. Até o dia 9, o evento exibirá 65 filmes em sessões com entrada franca que acontecem nas salas Belas Artes, Cine Humberto Mauro e SESC Palladium.

Depois, de 16 a 30 de setembro, o INDIE vai a São Paulo, com sessões exclusivamente no CineSesc.

Este ano, um dos principais destaques do INDIE é uma retrospectiva da diretora e roteirista Kira Muratova, com a exibição de nove longas e dois curtas da artista.

Escolhemos cinco filmes dirigidos por mulheres que estão na programação. Locais e horários de exibição estão no site do festival.


Até que Eu Perca o Fôlego“Até que Eu Perca o Fôlego” – Turquia/Alemanha
Serap trabalha em uma confecção têxtil e espera pelo momento em que o pai ausente cumprirá a promessa de alugar um apartamento para que vivam juntos. Enquanto isso, mora com a irmã e o cunhado, desejando sua independência. Direção de Emine Emel Balci.


Eterno Retorno“Eterno Retorno” – Ucrânia
Parte da retrospectiva, o filme de 2012 é o mais recente de Kira Muratova e, segundo ela, o último. Atores diferentes encenam as mesmas cenas sobre um homem que visita uma colega de escola para perguntar se deve viver com a mulher ou a amante.


A Loucura Entre Nós“A Loucura Entre Nós” – Brasil
Documentário de Fernanda Vareille que acompanha o cotidiano de duas mulheres com histórias diferentes, mas pacientes do mesmo hospital psiquiátrico, o Hospital Juliano Moreira, na Bahia. Livremente inspirado no livro homônimo de Marcelo Veras.


My Name is Now, Elza Soares“My Name is Now, Elza Soares” – Brasil
O documentário da diretora Elizabete Martins Campos retrata a vida e a obra da cantora Elza Soares. A própria artista conta sua história e canta as músicas que marcaram sua trajetória.


40 Dias em Silêncio“40 Dias em Silêncio” – Holanda/Uzbequistão/Alemanha/França
Vivendo na casa da avó em uma vila no Uzbequistão, Bibicha faz um voto de silêncio de 40 dias. A avó desconfia do motivo: será que Bibicha pede a volta do amado desaparecido? Ou está escondendo uma gravidez? Direção de Saodat Ismailova.

One thought on “5 filmes para ver no INDIE festival de Belo Horizonte

Deixe um comentário

Top