5 filmes para ver na Mostra Mundo Árabe de Cinema

Começa nesta quarta-feira (8) a 13ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema, que fica em cartaz até o dia 27 de agosto em dois espaços da cidade de São Paulo: o Centro Cultural Banco do Brasil e o Cinesesc.

Abaixo, veja cinco filmes dirigidos ou estrelados por mulheres que serão exibidos no festival. Para consultar dias e horários de exibição, acesse o site e a página da mostra no Facebook.


“Amal”
[Egito/Líbano/Alemanha/França/Noruega/Dinamarca, 2017]
Documentário que acompanha o amadurecimento de Amal Gamal, adolescente que cresce no Egito pós-revolução. Em meio à constante agitação política e vivendo em uma sociedade patriarcal, ela procura por seu lugar e reflete sobre sua identidade e sexualidade.


“Assim que Abro meus Olhos”
[À peine j’ouvre les yeux, França/Tunísia/Bélgica, 2015]
Na Tunísia pré-revolução de 2010, a jovem Farah (Baya Medhaffer) quer cantar em uma banda politizada de rock e aproveitar a vida. Mas para realizar seus sonhos, terá de ir contra a vontade de sua família, que tem esperanças de vê-la se formar em medicina. Dirigido por Leyla Bouzid.


“Ensiriados”
[Insyriated, Bélgica/França/Líbano, 2017]
Em uma cidade sitiada, Oum Yazan transformou sua casa em um porto seguro para os três filhos, tentando protegê-los da guerra. Mas bombas, franco-atiradores e ladrões ameaçam o equilíbrio da vida desta família. Estrelado por Hiam Abbass e dirigido por Phillippe Van Leeuw.


“Naila e o Levante”
[Naila and the Uprising, EUA/Palestina, 2017]
A história da ativista Naila Ayesh e sua participação em um movimento não-violento de mulheres durante a Primeira Intifada da Palestina, no final dos anos 1980. Em meio ao levante nacional nos Territórios Palestinos Ocupados, esta rede não chegou ao noticiário. Direção de Julia Bacha.


“Wajib – Um Convite de Casamento”
[Wajib, Palestina/França/Colômbia/Alemanha
Emirados Árabes/Catar/Noruega, 2017]
Seguindo o costume palestino local, Abu Shadi deve entregar em mãos, um a um, os convites de casamento de sua filha. Durante a viagem, contará com a companhia do filho, Shadi, com quem tem um relacionamento distante. Dirigido pela cineasta Annemarie Jacir.

Deixe um comentário

Top