5 filmes para ver na Mostra Mundo Árabe de Cinema

Aberta oficialmente na noite de quarta-feira (10), a 11ª Mostra Mundo Árabe fica em cartaz até 28 de agosto em São Paulo.

As sessões ocorrem no Centro Cultural Banco do Brasil, no CineSesc, no Centro Cultural São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade e na Casa das Rosas.

Selecionamos cinco filmes dirigidos por mulheres ou centrados em personagens femininas que estão na programação. Consulte os locais e horários das sessões no site oficial do evento.


eu sou o povo“Eu Sou o Povo”
[Je suis le peuple, França/Egito, 2014]
Documentário dirigido por Anna Roussillon, mostra as históricas manifestações de 2011 contra o governo do Egito a partir da perspectiva de moradores de um vilarejo pobre no sul do país.


o filme perdido“O Filme Perdido”
[El film el mafkoud, Líbano/França, 2002]
Os cineastas Joana Hadjithomas e Khalil Joreige documentam sua viagem para o Iêmen após descobrirem que o roteiro de seu primeiro trabalho para o cinema foi roubado.


a memoria fertil“Memória Fértil”
[Al Dhakira al Kahsba, Alemanha/Palestina/Holanda/Bélgica, 1980]
Primeiro longa filmado no território palestino, combina ficção e documentário para contar a história de duas mulheres: Farah Hatoum, viúva de 50 anos que vive em Nazareth; e Sahar Khalifeh, escritora divorciada que mora na Cisjordânia. De Michel Khleifi.


o profeta“O Profeta”
[The Prophet, EUA/França/Canadá/Líbano/Catar, 2014]
O poeta Mustafá deixa o exílio e embarca de volta para seu país, acompanhado de Kamila, que trabalha em sua casa, e da filha dela, Almitra. Joan C. Gratz e Nina Paley integram o time de diretores.


rue de la folie“Rue de La Folie”
[Bélgica, 2014]
Quatro meninas crescem em uma fazenda, impedidas pelo pai de manter contato com o mundo exterior. Quando ele morre, as garotas precisam enfrentar o desconhecido. Com Lamia Ryl e Sofia Manousha, dirigido por Jawad Rhalib.

Deixe um comentário

Top