5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em novembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Telecine, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Globoplay, Reserva Imovision, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Abaixo, veja o que assistir no streaming em novembro. Consulte, também, este fio no Twitter só com filmes dirigidos ou estrelados por mulheres para ver este mês – online e de graça.

*

“O Fio Invisível”
[Distancia de Rescate, Chile/Espanha/EUA, 2021]
Disponível na Netflix

Amanda (María Valverde) é uma jovem mãe que chega a um pequeno vilarejo para uma temporada com a filha, Nina. Enquanto espera pelo marido, Amanda conhece Carola (Dolores Fonzi), mulher atormentada por um episódio do passado envolvendo seu filho, Davi. Adaptação do livro Distância de Resgate, escrito pela argentina Samanta Schweblin, o filme é dirigido pela peruana Claudia Llosa, de A Teta Assustada (2009).


“Kiki”
[Suécia/EUA, 2016]
Disponível no Telecine

A diretora sueca Sara Jordenö colaborou de perto com Twiggy Pucci Garçon, figura de liderança na cena vogue de Nova York, para realizar este documentário que acompanha o cotidiano de sete pessoas durante quatro anos. O filme põe o foco na relação entre arte e ativismo, mostrando como os bailes são tanto uma expressão cultural importante quanto um espaço de fortalecimento para a luta por igualdade de direitos e acesso à moradia e à saúde. Conheça outros filmes com temática LGBTQIA+ para ver no streaming.


“Maria Antonieta”
[Marie Antoinette, EUA/França/Japão, 2006]
Disponível na HBO Max

A diretora e roteirista Sofia Coppola reconta a história de Maria Antonieta (1755-1793), que se tornou rainha da França aos 19 anos. Estrelado por Kirsten Dunst e rodado no próprio Palácio de Versalhes, o filme acompanha a vida da personagem desde seu casamento com Luís 16 até o início da Revolução Francesa. Ouça uma playlist com músicas que tocam no longa e em outros trabalhos de Sofia Coppola.


“Rã”
[Brasil, 2019]
Disponível no MUBI

Val e suas duas filhas vivem numa casa de 16 metros quadrados. Certa madrugada, elas são acordadas com palmas e alguém chamando no portão. A voz é de Neném Preto, amigo e dono do mercadinho, que faz um estranho pedido para Val: usar seu quintal para desovar uma exótica carga. Dirigido por Ana Flavia Cavalcanti (que também vive a protagonista) e Julia Zakia, foi premiado como melhor curta do Festival de Brasília de 2019.


“Notícias de Casa”
[News From Home, França/Bélgica/Alemanha, 1976]
Disponível no Supo Mungam Plus

No início dos anos 1970, a diretora belga Chantal Akerman (1950-2015) morou por um período na cidade de Nova York. Em Notícias de Casa, um de seus filmes mais importantes, ela combina imagens de cenas cotidianas em diferentes pontos nova-iorquinos à leitura de cartas escritas por sua mãe e enviadas da Bélgica. Conheça outros filmes de Akerman e saiba mais sobre como era trabalhar com ela.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top