5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em março

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres para assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Now, Google Play, Telecine e YouTube.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em março:


“Auto de Resistência”
[Brasil, 2018]
Disponível na Apple TVAmazon Prime Video, Now e Vivo Play

Dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho, o documentário aborda os homicídios praticados pela polícia contra civis no Rio de Janeiro. O foco é nos casos conhecidos como “autos de resistência”, classificação utilizada para evitar que policiais sejam responsabilizados pelos homicídios, alegando se tratar de legítima defesa.


“Cafarnaum”
[Capharnaüm, Líbano/EUA, 2018]
Disponível na AppleTV, HBO Go, Google Play e YouTube

Ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de filme internacional, o longa de Nadine Labaki conta a história de Zain, um menino de 12 anos que leva uma vida dura em Beirute. Um dia, ele decide processar os próprios pais por terem-no colocado no mundo. Saiba mais sobre a diretora


“Como Nossos Pais”
[Brasil, 2017]
Disponível na Apple TV, Google Play, Netflix, Telecine e Vivo Play

Após o nascimento das filhas, Rosa deixou de lado o sonho de ser dramaturga, enquanto o marido seguiu com a carreira de antropólogo. A partir de uma revelação bombástica, ela começa a questionar diferentes aspectos de sua vida. Ganhador do Festival de Gramado, tem direção de Laís Bodanzky. Leia entrevista com a diretora


“Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi”
[Mudbound, EUA, 2017]
Disponível na Apple TV, Google Play e YouTube

No sul dos Estados Unidos, duas famílias vivem separadas por barreiras raciais e sociais: os McAllan e os Jacksons. Quando Jamie McAllan e Ronsel Jackson voltam da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), formam uma amizade que enfrentará preconceitos. Por este filme, a diretora e roteirista Dee Rees tornou-se a primeira mulher negra a concorrer ao Oscar de roteiro adaptado, e Rachel Morrison, a primeira mulher a disputar o prêmio de direção de fotografia. Mary J. Blidge também foi indicada a atriz coadjuvante e canção original.


“Taylor Swift: Miss Americana”
[Miss Americana, EUA, 2020]
Disponível na Netflix

Escolhido para a abrir a edição deste ano do Festival de Sundance, o documentário traça um retrato intimista da cantora Taylor Swift. Além de narrar sua trajetória até o estrelato, a diretora Lana Wilson documenta o momento em que a artista passa a não mais esconder suas opiniões e posições políticas.


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Top