5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em janeiro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, MUBI, HBO Max, Now, Belas à La Carte, FILMICCA, Globoplay, Reserva Imovision, Disney+, entre outras.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

A lista busca incluir filmes de diferentes gêneros, para oferecer opções variadas ao espectador. É possível, porém, que um título disponível no momento da publicação não esteja mais no catálogo da plataforma indicada. Abaixo, veja as recomendações para o mês de janeiro:

*

“Aftersun”
[Reino Unido/EUA, 2022]
Disponível na MUBI

Sophie reflete sobre férias que passou com seu pai duas décadas atrás, quando tinha 11 anos. Entre memórias reais e imaginárias, ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia. Dirigido por Charlotte Wells, ganhou o principal prêmio da Mostra de Cinema de São Paulo.


“Fartura”
[Brasil, 2019]
Disponível na Itaú Cultural Play

A partir de fotos de sua família, e de outras famílias negras da periferia do Rio de Janeiro, a diretora Yasmin Thayná (de Kbela) reflete sobre como a comida pode estar relacionada a afeto, religião e às lutas pessoais e coletivas. Veja outras dicas de curtas nacionais dirigidos por mulheres para ver na IC Play.


“Libertem Angela Davis”
[Free Angela and All Political Prisioners, EUA/França, 2022]
Disponível no Sesc Digital até 20 de janeiro

O documentário de Shola Lynch retrata a vida da professora americana Angela Davis. Nos anos 1970, seu ativismo a colocou na lista de mais procurados do FBI, o serviço secreto dos Estados Unidos. Hoje, ela continua sendo uma importante líder na luta pelos direitos dos negros e das mulheres.


“Um Lindo Dia na Vizinhança”
[A Beautiful Day in the Neighborhood, EUA, 2019]

Disponível na Netflix

Tom Junod é um entediado e cínico jornalista escalado para fazer um perfil sobre o popular apresentador de televisão americano Fred Rogers (1928-2003). Deste encontro improvável sai uma grande amizade. Inspirado numa história real, o filme é dirigido por Marielle Heller, de Poderia Me Perdoar?.


“O Perdão”
[Ghasideyeh gave sefid, Irã/França, 2020]
Disponível no Reserva Imovision

Mina vive sozinha com a filha após o marido, Barak, ter sido condenado a pena de morte. Quando as autoridades iranianas informam Mina de que Barak era inocente, ela inicia uma batalha por retratação pública. Protagonizado por Maryam Moghadam, que divide a direção e o roteiro com Behtash Sanaeeha.

Top