5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em dezembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Google Play, iTunes e YouTube, entre outras.

Leia também: Streaming do Telecine exibe filmes de diretoras pioneiras
Apoie: 
Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em dezembro:

*

“O Cair das Folhas”
[Falling Leaves, EUA, 1912]
Disponível no Telecine

A jovem Winifred (Marian Swayne) tem um quadro grave de tuberculose e o médico acredita que sua morte está próxima, coincidindo com a passagem do outono para o inverno. Ao ouvir o diagnóstico, a pequena Trixie (Magda Foy) tem uma ideia para salvar a vida da irmã. Dirigido por Alice Guy-Blaché, a primeira cineasta mulher da história, o filme integra a mostra Pioneiras do Cinema do Telecine. Saiba mais aqui.


“Uma Canção para Latasha”
[A Love Song for Latasha, EUA, 2019]
Disponível na Netflix

Em 1991, Latasha Harlins, adolescente negra de apenas 15 anos, foi morta com um tiro pela dona de uma loja de conveniência em Los Angeles, nos Estados Unidos. Neste curta documental e experimental, a diretora Sophia Nahli Allison conta a história de Latasha a partir das memórias de duas mulheres que eram muito próximas a ela: sua prima, Shinese Harlins, e sua melhor amiga, Tybie O’Bard.


“Lady Bird: A Hora de Voar”
[Lady Bird, EUA, 2017]
Disponível no iTunes, Google Play e Netflix

Primeiro filme solo da atriz e roteirista Greta Gerwig como diretora, narra um ano na vida de Christine “Lady Bird” MacPherson (Saoirse Ronan), uma adolescente que vive em Sacramento, na Califórnia. O foco está principalmente na relação com a mãe, Marion (Laurie Metcalf). Leia a crítica do filme, saiba mais sobre Greta Gerwig e veja outras dicas de filmes sobre jovens que são escritos, dirigidos e protagonizados por mulheres.


“Meu Corpo É Político”
[Brasil, 2017]
Disponível no Mubi, Now e Vivo Play

Dirigido por Alice Riff, o documentário retrata o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo: a artista e professora de teatro Linn da Quebrada; a diretora de escola pública Paula Beatriz; a fotógrafa Giu Nonato; e o estudante e operador de telemarketing Fernando Ribeiro. Leia entrevista com a diretora


“Pelo Malo”
[Venezuela/Peru/Argentina/Alemanha, 2013]
Disponível na Amazon Prime Video, Google Play, iTunes, Now e Vivo Play

Junior (Samuel Lange Zambrano) é um menino pobre de nove anos que sonha em alisar o cabelo para se parecer com um cantor famoso. Ele também sonha com a aceitação da mãe, que cria o filho sozinho e vê na obsessão pelo cabelo um indício de algo que a preocupa. Dirigido por Mariana Rondón.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top