5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em agosto

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Supo Mungam Plus, Globoplay, Reserva Imovision, entre outras.

Streaming: 4 filmes para conhecer atrizes e diretoras de origem chinesa
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Abaixo, veja o que assistir no streaming em agosto:

*

“Caçadores de Emoção”
[Point Break, EUA, 1991]
Disponível no 
Telecine

Novato no FBI, o jovem agente Johnny Utah (Keanu Reeves) investiga uma onda de assaltos a bancos por uma gangue que usa máscaras com rostos de ex-presidentes americanos. Como os principais suspeitos são surfistas liderados pelo carismático Bodhi (Patrick Swayze), Johnny decide tentar se infiltrar no grupo. Dirigido por Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar de direção por Guerra ao Terror (2008).


Curtas de Jane Campion
[Austrália, 1982-1984]
Disponíveis no Supo Mungam Plus

A cineasta neozelandesa Jane Campion é conhecida principalmente por O Piano (1993), pelo qual ganhou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de roteiro original. No Supo Mungam Plus é possível assistir também aos primeiros três curtas da diretora: Uma Lição de Disciplina: Cascas (1982), também premiado em Cannes; Pequenos Momentos do Cotidiano (1983), codirigido por Gerard Lee; e História de uma Garota (1984), ganhador do prêmio de roteiro do Instituto do Cinema da Austrália.


“Entre Nós, Um Segredo”
[Brasil/México/Burkina Faso, 2020]
Disponível no Mubi (a partir de 11/08)

Toumani Kouyaté vivia no Brasil quando, em 2014, foi surpreendido pela convocação do avô para retornar com urgência ao Mali, seu país natal, para ouvi-lo contar uma última história. Em parceria com a cineasta brasileira Beatriz Seigner, ele dirige este documentário sobre a importância social e política da cultural oral. O filme integra a comemoração no MUBI dos dez anos da Sessão Vitrine, que também exibe Chão, de Camila Freitas.


“A Gente Acaba Aqui”
[Brasil, 2021]

Disponível no IMS Convida

Em 2011, a cineasta Everlane Moraes pegou a câmera para registrar o velório de seu tio, Wellington, em Aracaju (SE). Dez anos depois, retornou ao material para criar este curta-metragem que integra o Convida, programa de incentivo artístico lançado pelo Instituto Moreira Salles em meio à pandemia. O resultado é um filme de imagens íntimas que dialogam com o contexto político e social brasileiro. Leia entrevista com a diretora.


“Tempestade de Areia”
[Sufat Chol, Israel, 2016]

Disponível na Netflix

Numa vila de beduínos em Israel, Jalila (Ruba Blal) se vê na difícil posição de ser anfitriã da união do marido com uma segunda mulher muito mais jovem. Para piorar, descobre o envolvimento da filha mais velha, Layla (Lamis Ammar), com um garoto da universidade —uma relação proibida, que envergonharia a família diante de uma sociedade conservadora. Dirigido por Elite Zexer, foi premiado no Festival de Sundance.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top