10 filmes imperdíveis para assistir no Festival do Rio 2015

Chegou a maratona cinematográfica carioca: o Festival do Rio começa nesta quinta-feira (1°) com cerca de 250 filmes de 60 países, que serão exibidos até o dia 14 de outubro.

Como sempre, Mulher no Cinema fez aquela listinha esperta com filmes dirigidos por mulheres ou centrados em personagens femininas que estão na programação. Horários e locais de exibição você consulta aqui ou clicando nos títulos dos filmes.


10 Anos, Divorciada“10 Anos, Divorciada”
Nojoom é uma menina iemenita de 10 anos, obrigada a casar com um homem de 30. Inconformada com a violência sexual e o trabalho pesado, ela foge para buscar o divórcio. Direção e roteiro de Khadija Al-Salami, que também foi forçada a se casar quando criança.


The Diary of a Teenage Girl“The Diary of a Teenage Girl”
Na São Francisco dos anos 1970, Minnie Goetze, uma garota de 15 anos, descobre a sexualidade e começa um caso com o namorado de sua mãe. Estreia na direção de Marielle Heller.


Dora ou as neuroses sexuais dos nossos pais“Dora ou As Neuroses Sexuais dos Nossos Pais”
Uma garota de 18 anos com deficiência intelectual começa a descobrir sua sexualidade e buscar independência, enquanto os pais tentam protegê-la. Direção e roteiro de Stina Werenfels.


Em Três Atos“Em Três Atos”
Uma intelectual de 80 anos reflete sobre a velhice e a morte em um filme que contrapõe diálogos inspirados em textos de Simone de Beauvoir e dança contemporânea, através de uma bailarina octogenária e uma jovem no auge. De Lucia Murat.


As Escolhidas“As Escolhidas”
Em Tijuana, no México, a jovem Sofia se apaixona por Ulises, sem saber que ele opera um esquema de prostituição com seu pai e seu irmão mais velho. Quando Sofia é colocada para trabalhar, Ulisses tem de encontrar outra garota para substituí-la. Nancy Talamantes estrela o filme dirigido por David Pablos.


Grandma“Grandma”
Quando descobre uma gravidez inesperada, Sage (Julia Garner) pede a ajuda da avó, Elle (Lily Tomlin), uma mulher que tem relacionamento distante com sua filha. Dirigido por Paul Weitz.


Malala“Malala”
Documentário de Davis Guggenheim sobre Malala Yousafzai, paquistanesa que ganhou o Nobel da Paz. Ativista pelo direito de educação às meninas de seu país, Malala foi baleada na cabeça em um ataque do Taleban em 2012, aos 15 anos.


Mate-me Por Favor“Mate-me Por Favor”
Uma onda de assassinatos na Barra da Tijuca toma conta da vida dos jovens moradores locais – entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Longa-metragem de estreia da diretora Anita Rocha da Silveira.


Olmo e a Gaivota“Olmo e a Gaivota”
Olivia descobre estar grávida enquanto se prepara para estrelar a peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov. Durante os ensaios, a linha entre o que é ficção e o que é realidade fica cada vez menos clara. Direção de Petra Costa e Lea Glob, com Olivia Corsini.


Tangerina“Tangerina”
A transexual e prostituta Sin-Dee Rella sai da prisão e descobre que está sendo traída pelo namorado e agenciador. Ela decide, então, partir em busca dele e da amante, Dinah. Com Kitana Kiki Rodriguez e Mya Taylor, foi filmado em um iPhone pelo diretor Sean Baker.

2 thoughts on “10 filmes imperdíveis para assistir no Festival do Rio 2015

Deixe um comentário

Top