Quem é Emerald Fennell, a atriz e diretora que está com tudo na TV e no cinema

Quem é Emerald Fennell? Muitas pessoas se fizeram esta pergunta no final de 2018, quando a atriz foi anunciada como a intérprete de Camila Parker Bowles, atual mulher do Príncipe Charles, na terceira temporada da série The Crown. Outras pessoas estão se fazendo a mesma pergunta agora, depois do sucesso que o primeiro longa de Fennel como diretora, Bela Vingança, fez no Festival de Sundance.

Esta é a primeira coisa a se saber sobre Emerald Fennel: além de atuar, ela escreve, dirige, produz e vai fazer teatro na Inglaterra ao lado de ninguém menos que Andrew Lloyd Webber.

Leia também: 30 filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres para não perder em 2020
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Nascida e criada em Londres, a artista de 34 anos se formou em inglês pela Universidade de Oxford, onde começou a atuar em peças. Mas foi na TV que surgiu seu primeiro papel de destaque, o da enfermeira Patsy Mount em Chame a Parteira, drama da BBC no qual atuou durante cinco temporadas, entre 2013 e 2017. 

Depois disso, Fennel fez sua estreia na direção de curta-metragem com Careful How You Go, exibido em Sundance em 2018. Além de marcar sua primeira experiência como diretora, o filme a uniu com outra queridinha britânica: a atriz Phoebe Waller-Bridge. A parceria das duas não parou por aí, e Fennell foi indicada por Waller-Bridge para assumir o roteiro da segunda temporada de Killing Eve

Outro drama da BBC, Killing Eve mostra a relação conflituosa de uma serial killer e a investigadora que tenta prendê-la, enquanto se torna cada vez mais obcecada por ela. Desenvolvida para a TV por Phoebe Waller-Bridge, a série passou a ser comandada por Fennell, que foi indicada a dois Emmys. Inicialmente contratada para a equipe de roteiristas, ela depois assumiu os postos de escritora principal e produtora executiva. 

A troca aconteceu por conta da agenda cheia de Waller-Bridge, que declarou seu apoio à Fennel em entrevista à Harper’s Bazaar: “Foi doloroso deixar um projeto que era como uma família, mas ver Emerald tomar conta…foi muito legal entregar isso para outra pessoa. A segunda temporada é fantástica e brilhante porque a voz de Emerald é única”.

Emerald Fennel em cena da série “The Crown”

Antes de atuar em The Crown, Fennel já acumulava alguns créditos em filmes como A Garota Dinamarquesa (2015) e Anna Karenina (2012). Mas foi o épico da Netflix sobre a Família Real britânica que ajudou a projetar seu nome para fora do Reino Unido no segundo semestre de 2019.

Em janeiro de 2020, dois anos depois de levar seu primeiro curta para Sundance, Fennel retornou ao festival com outra estreia: agora, seu primeiro longa-metragem como diretora, Bela Vingança, que fez barulho quando teve o primeiro trailer divulgado em dezembro (e já acumula mais de 3 milhões de visualizações). Escrito e produzido por Emerald Fennel, e co-produzido por Margot Robbie, o filme traz Carey Mulligan como a protagonista Cassandra, uma jovem com um futuro promissor que vê sua vida ser destruída por um trauma. Sem perspectivas, ela decide sair em busca de vingança e fazer justiça por conta própria.

Com estreia no Brasil prevista para 18 de junho, o filme tem 98% de críticas positivas no Rotten Tomatoes, e é um dos mais aguardados do anoEm entrevista ao Los Angeles Times, Fennell falou sobre ter criado uma personagem que está distante da figura idealizada e boazinha: “Queria fazer um filme sobre vingança, mas também sobre uma mulher real, que é diferente de como nós normalmente as vemos. É um thriller de vingança, uma comédia romântica, e subverte muitos clichês que estamos acostumados a ver.”

Carey Mulligan em “Bela Vingança”, dirigido por Emerald Fennel

Se 2020 já não estivesse intenso o suficiente para Fennell, ela ainda vai retomar suas raízes teatrais em uma adaptação musical de Cinderela ao lado do famoso compositor Andrew Lloyd Webber, conhecido por obras como O Fantasma da Ópera e Evita. Ela foi a responsável por criar uma adaptação moderna da história, que vai estrear no West End de Londres ainda este ano. “Fennell escreveu algo realmente excitante e original. No momento que li, sabia que tinha encontrado minha nova colaboradora”, comentou o artista, que já venceu o Oscar, o Grammy, o Emmy e o Tony, entre outros prêmios.

Mas se você pensa que acabou por aí, está enganado. Além de tudo isso, Emerald Fennel também é escritora e já publicou quatro livros. Criadora da série Shiverton Hall, ela escreve literatura infantojuvenil de horror, e emprestou um pouco das referências do gênero para a segunda temporada de Killing Eve

“Quando eu era criança, queria fazer qualquer coisa. Agora, só quero continuar fazendo e trabalhando”, disse a artista sobre seus muitos talentos. Com tantos projetos pela frente, guarde esse nome, pois você ainda vai ouvir falar muito em Emerald Fennell. 


Gabriela Mendonça é jornalista e fã de cinema.

Top