Mulheres no Oscar: Veja as indicadas ao prêmio na categoria de mixagem de som

Aquecendo os motores para o Oscar 2019, que ocorre em 24 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2019: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres indicadas a melhor filmeatrizatriz coadjuvanteroteiro adaptadoroteiro originalfilme estrangeiroanimaçãodocumentáriodesign de produçãofigurinocabelo e maquiagem e edição de som. Hoje a categoria é mixagem de som, na qual apenas um dos filmes concorrentes – O Primeiro Homem – tem mulheres na equipe. No caso, há apenas duas profissionais femininas entre os 17 indivíduos na disputa pelo prêmio. E como elas já haviam concorrido em anos anteriores, o número de mulheres indicadas ao Oscar de mixagem de som em toda a história segue inalterado: apenas seis.

Veja as indicadas ao Oscar de edição de som:

Ai-Ling Lee, por O Primeiro Homem
Nasceu em Cingapura, onde começou a carreira, e mudou-se para Los Angeles em 1998. Trabalhou em filmes como Animal (2001), Somos Marshall (2006), Duro de Matar 4.0 (2007) e Maze Runner (2014). Em 2017, concorreu ao Oscar de mixagem e de edição de som por La La Land. Agora, em 2019, novamente disputa nas duas categorias, totalizando quatro indicações ao prêmio em sua carreira – até agora.

Mary H. Ellis, por O Primeiro Homem
Concorre ao Oscar pela segunda vez consecutiva, depois de, no ano passado, ter disputado a primeira estatueta por Em Ritmo de Fuga. Começou a carreira nos anos 1980 e estreou no cinema com Acampamento Sinistro 2 (1988). Entre seus trabalhos estão Tomates Verdes Fritos (1991), RoboCop 3 (1993), Mar de Fogo (2004), Zumbilândia (2009), Footlose (2011), Os Suspeitos (2013) e A Chefa (2006). 


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – foto do topo: Mel Melcon/Los Angeles Times; fotos no corpo do texto: Getty Images e reprodução

Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2019 até 24/02. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
+
 Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção

+ Primeira mulher a dirigir curta da Pixar, Domee Shi está concorrendo ao Oscar
Nadine Labaki vai disputar Oscar de filme estrangeiro com Cafarnaum
Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção

Deixe um comentário

Top