Mulheres no Oscar: conheça – e ouça – as indicadas ao prêmio de canção original

Aquecendo os motores para o Oscar 2018, que ocorre em 4 de março, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2018: Veja a lista com todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
Saiba mais: Conheça sete mulheres que já fizeram história no Oscar 2018

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filmeatriz, atriz coadjuvantedireçãoroteiro adaptadoroteiro originaldireção de fotografiaediçãodireção de artefigurinocabelo e maquiagemmixagemanimaçãodocumentário e filme estrangeiro. Hoje a categoria é canção original, e três das cinco músicas indicadas têm ao menos uma mulher no time de compositores. No total, há quatro mulheres entre os dez indivíduos na disputa.

Abaixo, saiba mais sobre as indicadas e ouça a playlist criada pela equipe da Fuzz Soluções Musicais com as músicas que elas compuseram – além de outras canções com mulheres nos vocais que já concorrem ao Oscar.


Diane Warren, por “Stand Up For Something” – música do filme Marshall
Já disputou a categoria outras oito vezes, por canções de Manequim (1987), Íntimo e Pessoal (1996), Con Air (1997), Armageddon (1998), Música do Coração (1999), Pearl Harbor (2001), Nos Bastidores da Fama (2014) e The Hunting Ground (2015). Americana, 61, é ganhadora de um Grammy. Suas canções foram gravadas por artistas como Whitney Houston, Beyoncé, Elton John, Cher, Gloria Estefan, Aretha Franklin, Roy Orbison, Celine Dion, Mariah Carey, entre outros.


Kristen Anderson-Lopez, por “Remember Me” – música do filme A Vida É uma Festa
Nascida nos EUA em 1972, estudou teatro e psicologia. É uma das criadoras dos musicais In Transit (2010) e Up Here (2015), além de compositora de canções para filmes como O Ursinho Pooh (2011) e A Broadway Lullaby (2012). Tem parceria profissional com o marido Robert Lopez, com quem divide esta que é sua indicação ao Oscar. Os dois já levaram a estatueta para casa pela canção “Let It Go”, de Frozen (2013), também premiada com o Grammy.


Mary J. Blige, por “Mighty River” – música do filme Mudbound
Com 13 álbuns lançados desde 1992 e ganhadora de nove Grammys, a americana de 47 anos estreou como atriz em 1998, no The Jamie Foxx Show. A partir daí, atuou em longas como Prison Song (2001), Rock of Ages (2012) e Black Nativity (2013). Sua primeira vez no Oscar já é histórica: Blige é a única artista a ser indicada, no mesmo ano, nas categorias de canção original e de atuação. Ela concorre como atriz coadjuvante pelo papel de Florence Jackson em Mudbound.


Taura Stinson, por “Mighty River” – música do filme Mudbound
Americana, começou a carreira compondo para artistas como Destiny’s Child, Kelis e Kelly Rowland. Divide a primeira indicação ao Oscar com Mary J. Blige e Raphael Saadiq, parceiro de longa data com quem escreveu todas as canções do musical Black Nativity (2013) . Também compôs músicas de Rio 2 (2014), Punhos de Aço (2016) e Step (2017), entre outros filmes. É autora do livro 100 Things Every Black Girls Should Know.


Ouça a playlist criada pela Fuzz Soluções Musicais:
* e siga o Mulher no Cinema no Spotify! *


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* Até 4 de março, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2018. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

Deixe um comentário

Top