Conheça as mulheres indicadas ao Oscar nas categorias de roteiro

Aquecendo os motores para o Oscar 2019, que ocorre em 24 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2019: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres indicadas a melhor filmeatriz e atriz coadjuvante. Agora o foco é roteiro, e há apenas duas mulheres entre os 19 indivíduos indicados nas duas categorias. Uma mulher concorre a roteiro adaptado e a outra, a roteiro original, o que significa dizer que apenas dois dos dez filmes indicados são co-escritos por mulheres. Ambas dividem a indicação com colaboradores homens.

Conheça as indicadas ao Oscar de melhor atriz coadjuvante:

ROTEIRO ADAPTADO

Nicole Holofcener, por Poderia Me Perdoar?
Nasceu em Nova York, nos EUA, em 1960, em uma família de artistas. O pai, Lawrence Holofcener (1926-2007), foi pintor, diretor, compositor e escritor. A mãe, Carol Joffe, é decoradora de sets. Nicole se mudou para Los Angeles quando os pais se divorciaram e a mãe se casou com Charles Joffe, produtor de vários filmes de Woody Allen e ganhador do Oscar por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977). Nicole frequentou os sets do diretor: sua mãe foi indicada ao Oscar de direção de arte por Hannah e Suas Irmãs (1986) e A Era do Rádio (1987), e ela mesma trabalhou com extra, assistente de produção e aprendiz de edição em diferentes filmes de Allen. Dirigiu seu primeiro curta, Angry, em 1991, e desde então firmou-se como um importante nome do cinema independente americano, escrevendo e dirigindo cinco longas: Amigas Curtindo Adoidado (1996), Encontro de Irmãs (2001), Amigas com Dinheiro (2006), Sentimento de Culpa (2010), À Procura do Amor (2013) e Gente de Bem (2018). Ela também seria a diretora de Poderia me Perdoar?, que escreveu com Jeff Whitty, mas deixou o projeto por diferenças criativas. Nicole tinha sido mentora de Marielle Heller em um programa do Festival de Sundance e aprovou quando seu nome foi escolhido para a direção. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

ROTEIRO ORIGINAL

Deborah Davis, por A Favorita
Nascida em Londres, é historiadora e nunca tinha escrito um roteiro antes de A Favorita, pelo qual recebeu a primeira indicação ao Oscar. A longa história do filme começa com Davis, que ficou intrigada ao ler um artigo de jornal que mencionava o suposto relacionamento amoroso entre a rainha Anne (1665-1714) e a Duquesa de Marlborough, Sarah Churchill (1660-1774). “Comecei a pesquisar e me deparei com uma história extraordinária sobre mulheres no poder”, afirmou, em entrevista ao The Italian Rêve. Desta pesquisa e de alguns cursos de roteiro saiu “Balance of Power”, texto finalizado por volta de 1998 que Davis levou à produtora Ceci Dempsey. Só dez anos depois o diretor Yorgos Lanthimos se uniu ao projeto e começou a trabalhar com Davis no roteiro. Posteriormente, ele também chamou o australiano Tony McNamara para colaborar no texto. “Yorgos estava mais interessado em brincar com o anacronismo do que em ser fiel à história”, disse a roteirista. “Isso foi libertador e divertido para mim”. No último domingo (10), Davis e McNamara ganharam o prêmio de melhor roteiro original no Bafta, considerado o Oscar britânico. Seus próximos projetos incluem uma peça de teatro ambientada em 1727 e uma comédia romântica envolvendo a princesa Carlota de Gales (1796-1817).


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2019 até 24/02. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
+
 Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção

+ Primeira mulher a dirigir curta da Pixar, Domee Shi está concorrendo ao Oscar
Nadine Labaki vai disputar Oscar de filme estrangeiro com Cafarnaum
Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção

Deixe um comentário

Top