Veja as mulheres indicadas ao Oscar de cabelo e maquiagem

Aquecendo os motores para o Oscar 2019, que ocorre em 24 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2019: Confira a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Leia também: Os longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as mulheres indicadas a melhor filmeatrizatriz coadjuvanteroteiro adaptadoroteiro originalfilme estrangeiroanimaçãodocumentáriodesign de produção e figurino. A categoria da vez é cabelo e maquiagem, que tem apenas três filmes indicados, e todos eles com ao menos uma mulher na equipe. No total, há cinco mulheres entre os oito indivíduos que estão concorrendo.

Veja as indicadas ao Oscar de cabelo e maquiagem:

Jenny Shircore, por Duas Rainhas
Nascida na Índia e criada na Inglaterra, começou a carreira nos anos 1970, e um dos primeiros trabalhos foi na série Doctor Who (1975). Em 1999 ganhou o Oscar por Elizabeth, sendo indicada também por A Jovem Rainha Vitória (2009). Entre os muitos filmes do qual participou estão Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), Moça com Brinco de Pérola (2003), Sete Dias com Marilyn (2011) e A Bela e a Fera (2017).

Jessica Brooks, por Duas Rainhas
Concorre ao Oscar pela primeira vez em parceria com Jenny Shircore (veja acima) e Marc Pilcher. Trabalha com cabelo e maquiagem no cinema e na televisão desde 2006, e nos últimos anos tem se dedicado principalmente à maquiagem, incluindo a de efeitos e próteses. Tem no currículo filmes como X-Men: Primeira Classe (2011), No Limite do Amanhã (2014) e Transformers: O Último Cavaleiro (2017).

Kate Biscoe, por Vice
Nasceu em Nova York e estudou Literatura e Língua Francesa no Canadá. Estreou no cinema com Na Corda Bamba (1996) e desde então trabalhou em filmes como O Grinch (2000), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), Os Produtores (2005), Argo (2012) e Garota Exemplar (2014), além da série Objetos Cortantes (2018). Concorre ao Oscar pela primeira vez, em parceria com Patricia Dehaney (veja abaixo) e Greg Cannom.

Patricia DeHaney, por Vice
Trabalhava em um salão em Cleveland, nos EUA, quando foi convidada a participar de um filme não sindicalizado que acabou levando-a a Los Angeles. Trabalhou em vários longas do diretor Clint Eastwood, desde Crime Verdadeiro (1999) até A Mula (2018), e também nas séries Grace and Frankie (2015), True Detective (2015) e Objetos Cortantes (2018). Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Pamela Goldammer, por Border
Sueca, é especializada em maquiagem de efeitos especiais e próteses e divide a primeira indicação ao Oscar com Göran Lundström, um parceiro frequente. Trabalhou em três filmes da franquia Harry Potter e na série Game of Thrones (2014), além de longas como O Lobisomem (2010), John Carter (2012), A Maldição da Floresta (2015) e X-Men: Fênix Negra (2019). Também é professora de yoga.


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2019 até 24/02. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Mais sobre as indicações ao Oscar 2019:
Yalitza Aparicio é primeira latino-americana indicada a melhor atriz em 14 anos
+
 Hannah Beachler é primeira mulher negra a disputar Oscar de design de produção

+ Primeira mulher a dirigir curta da Pixar, Domee Shi está concorrendo ao Oscar
Nadine Labaki vai disputar Oscar de filme estrangeiro com Cafarnaum
Nenhum dos oito indicados a melhor filme foi dirigido por uma mulher
Apenas homens disputarão o Oscar 2019 de melhor direção

Deixe um comentário

Top