5 filmes dirigidos ou sobre mulheres para ver online no Festival do Rio

Quinze filmes inéditos nos cinemas brasileiros poderão ser vistos na edição online do Festival do Rio, realizada em parceria com o Telecine entre 17 e 31 de julho. A cada dia, sempre à 0h, um novo título da programação ficará disponível no streaming do Telecine, podendo ser visto pelos assinantes por um período de 24h. Além disso, alguns dos filmes também serão exibidos pelo Telecine Cult aos sábados, às 22h.

Leia também: 7 filmes com temáticas LGBTQI+ para ver no streaming do Telecine
Saiba mais: Veja sugestões de filmes para assistir no streaming do Telecine

Entre as produções há títulos muito aguardados como Quo Vadis, Aida?, de Jasmila Žbanić, que representou a Bósnia e Herzegovina no Oscar deste ano, e Dias Melhores, de Derek Tsang, que representou Hong Kong. 

O Mulher no Cinema selecionou cinco filmes dirigidos e/ou protagonizados por mulheres que estão na programação online do Festival do Rio. E uma dica importante: novos assinantes têm os primeiros 30 dias de acesso grátis ao streaming do Telecine – cadastre-se aqui.

*

“Caros Camaradas – Trabalhadores em Luta”
[Dorogie Tovarishchi, Rússia, 2020]
Exibição no streaming do Telecine: 18/7, domingo

Em 1962, o governo soviético aumenta o preço dos alimentos e um grupo de trabalhadores de uma pequena cidade industrial decide entrar em greve. A brutal resposta do governo faz com quem Lyudmila (Yuliya Vysotskaya), até então uma fiel apoiadora, questione sua visão política. Dirigido por Andrey Konchalovskiy, ganhou o prêmio especial do júri em Veneza e foi indicado ao BAFTA de melhor filme em língua não inglesa.


“Edifício Gagarine”
[Gagarine, França, 2020]
Exibição no streaming do Telecine: 21/7, quinta-feira

Yuri (Alseni Bathily) é um jovem morador do Cité Gagarine, um conjunto habitacional ao sul de Paris que está prestes a ser demolido. Decidido a preservar o local e impedir a demolição, ele conta com a ajuda de Diana (Lyna Khoudri, a protagonista de Papicha) para continuar sua missão. Primeiro longa-metragem da dupla Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, foi exibido nos festivais de Zurich, Glasgow e Atenas.


“Quo Vadis, Aida?”
[Bósnia e Herzegovina/Áustra/Romênia/Holanda/

Alemanha/Polônia/França/Turquia/Noruega, 2020]
Exibição no streaming do Telecine: 22/7, quinta-feira

O filme da diretora Jasmila Žbanić é ambientado no Massacre de Srebrenica, em 1995, quando mais de 8 mil bósnios muçulmanos foram assassinados por tropas sérvias. No centro da trama está Aida (Jasna Djuricic), que trabalha como tradutora para a Organização das Nações Unidas (ONU) em Srebrenica. Quando o exército sérvio toma conta da cidade, seus familiares se veem entre os milhares de cidadãos que precisam de abrigo. Indicado ao Oscar de melhor filme internacional, na segunda vez que a Bósnia e Herzegovina concorreu ao prêmio.


“Dias Melhores”
[Shaonian De Ni, Hong Kong/China, 2019]
Exibição no streaming do Telecine: 24/7, sábado

Chen Nian (Dongyu Zhou) é uma adolescente que estuda duramente para passar no vestibular, conseguir vaga em uma boa universidade e, assim, poder levar uma vida melhor ao lado da mãe. Além das dificuldades financeiras, ela tem de enfrentar, também, o constante bullying na escola. Com medo da violência dos colegas, ela forma uma amizade com um misterioso jovem que promete protegê-la. Dirigido por Derek Tsang, foi indicado ao Oscar de melhor filme internacional, representando Hong Kong.


“A Candidata Perfeita”
[The Perfect Candidate, Arábia Saudita/Alemanha, 2019]
Exibição no streaming do Telecine: 29/7, quinta-feira

Maryam (Mila Alzahrani) é uma jovem médica saudita que, apesar de qualificada, é desrespeitada com frequência por colegas e pacientes homens. Além disso, ela trava uma luta diária para tentar pavimentar a rua que dá acesso ao pronto-socorro onde trabalha. Essa luta ganha outra dimensão quando Maryam se candidata a um cargo municipal, desafiando a sociedade conservadora em que vive. Dirigido por Haifaa Al-Mansour, de O Sonho de Wadja (2012) e Felicidade por um Fio (2018), competiu no Festival de Veneza.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top