30 filmes dirigidos ou protagonizados por mulheres para não perder em 2020

Filmes de Patty Jenkins, Dee Rees, Chloé Zhao, Miranda July, Renata Pinheiro e Sofia Coppola estão entre os lançamentos previstos para 2020. Neste ano, cinco blockbusters (a maioria inspirada em quadrinhos) têm mulheres na direção: Mulher-Maravilha 1984, Viúva Negra, Aves de Rapina, Os Eternos e Mulan.

Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Top 10: Os melhores filmes dirigidos ou estrelados por mulheres em 2019

Mulher no Cinema selecionou 30 filmes com mulheres em frente ou por trás das câmeras que estão entre os mais aguardados de 2020. Alguns já foram lançados no exterior e em breve estarão em cartaz nas salas do Brasil; outros ainda não têm data para chegar aqui, mas a estreia mundial está prevista para esse ano. Vale lembrar que as previsões de estreia estão sujeitas a alterações. Fique de olho!


Açúcar
Exibido em festivais em 2017, o filme de Renata Pinheiro (de Amor, Plástico e Barulho) e Sergio Oliveira chega só agora aos cinemas. Maeve Jinkings interpreta Bethânia, uma mulher que retorna ao local onde um dia funcionou o engenho de sua família. Lá, encontra fotos antigas, contas a pagar, trabalhadores que reivindicam direitos sobre a terra, criaturas fantásticas e as ameaças que vêm do passado e do futuro. Estreia no Brasil: 30/1.

Adoráveis Mulheres
Uma versão do clássico livro de Louisa May Alcott (1832-1888), escrita e dirigida por Greta Gerwig e estrelada por Saoirse Ronan, Meryl Streep, Laura Dern, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen. Precisa falar mais alguma coisa? Em cartaz nos cinemas desde 9/1. Leia a crítica

Antebellum
A versátil Janelle Monáe é a protagonista deste filme de horror dirigido pela dupla Gerard Bush e Christopher Renz. A sinopse é misteriosa: “Veronica, uma escritora de sucesso, se vê presa em uma realidade horrível e tem de descobrir o que está por trás deste mistério antes que seja tarde”. Estreia no Brasil: 14/5.

Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa
Margot Robbie volta a viver Arlequina neste aguardado filme dirigido por Cathy Yan. Após o fim de seu relacionamento com o Coringa, a anti-heroína junta-se à Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead) e Renée Montoya (Rosie Perez) para salvar uma jovem. Saiba mais sobre o filme neste texto sobre a visita das atrizes a São Paulo para a CCXP. Estreia no Brasil: 6/2.

Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou 
O primeiro longa dirigido por Bárbara Paz ganhou dois troféus em Veneza: melhor documentário sobre cinema e o Prêmio da Crítica Independente. O filme traça um paralelo entre a arte e a doença do cineasta Hector Babenco (1946-2016), que teve câncer pela primeira vez aos 38 anos e morreu aos 70. Estreia em 9/4.

Bergman Island
O novo filme da diretora Mia Hansen-Love é centrado em um casal de cineastas americanos que passa uma temporada em uma ilha que serviu de inspiração para Ingmar Bergman (1918-2007). Cada um trabalha em seu roteiro, mas as linhas entre realidade e ficção se confundem conforme o verão avança.  O elenco tem Mia Wasikowska, Vicky Krieps e Tim Roth. Sem previsão de estreia.

Candyman
Conhecida por Little Woods, a cineasta Nia DaCosta assumiu a direção desta “sequência espiritual” de O Mistério de Candyman, filme de 1992 sobre a lenda de um fantasma assassino. Com roteiro de Win Rosenfeld e Jordan Peele, o homem por trás dos sucessos Corra! e Nós, o longa se passará em um bairro gentrificado de Chicago, mesma cidade do filme original. Estreia no Brasil: 11/6.

Os Eternos
A cineasta Chloé Zhao, de Domando o Destino (2017), dirige este filme inspirado nos quadrinhos da Marvel sobre os Eternos, uma raça de seres imortais que viveram na Terra e moldaram sua história e suas civilizações. O elenco tem Angelina Jolie, Salma Hayek e Gemma Chan. Estreia no Brasil: 29/10.

A Febre
Premiado nos festivais de Brasília e Rio de Janeiro, o longa de Maya Da-Rin narra a história de Justino, um indígena do povo Desana que trabalha como vigilante e vive na periferia de Manaus. Quando sua filha está prestes a mudar de cidade, Justino é tomado por uma febre forte. Sua rotina é abalada, também, pela chegada de um novo vigia e a visita de seu irmão. Sem previsão de estreia.

First Cow
A ótima Kelly Reichardt (de O Atalho e Certas Mulheres) é a diretora deste filme sobre o encontro de um cozinheiro solitário (John Magaro) e um imigrante chinês (Orion Lee). Os dois começam um negócio, mas seu sucesso depende da vaca de um rico fazendeiro. Sem previsão de estreia.

A Fotografia
Passado e presente se combinam em uma série de histórias de amor entrelaçadas neste que é o novo filme escrito e dirigido por Stella Meghie (de Jean of the Joneses e Tudo e Todas as Coisas). O elenco tem Issa Rae, Chelsea Peretti, LaKeith Stanfield, Courtney B. Vance e Teyonah Parris. Estreia no Brasil: 28/5.

The Glorias
Julianne Moore e Alicia Vikander interpretarão a jornalista Gloria Steinem nesta versão para o cinema de sua autobiografia, Minha Vida na Estrada. Dirigido por Julie Taymor, de Frida (2002), o filme vai contar a trajetória de Steinem desde a infância até se tornar ativista pelos direitos das mulheres. Sem previsão de estreia.

O Homem Invisível
A atriz Elisabeth Moss é a estrela do filme de Leigh Whannell sobre Cecilia, uma jovem mulher que herda a fortuna de seu ex abusivo quando ele comete suicídio. No entanto, ela suspeita que a morte seja uma mentira, e tenta provar que está sendo perseguida. Estreia no Brasil: 27/2.

Kajillionaire
Sem lançar longas desde O Futuro (2011), a diretora Miranda July finalmente voltará às telas. Kajilionaire conta a história de uma mulher que vê sua vida mudar quando seus pais criminosos começam a planejar um grande golpe. O elenco tem Gina Rodriguez, Evan Rachel Wood e Debra Winger. Sem previsão de estreia.

Legalmente Loira 3
Não se sabe nada sobre a sinopse de Legalmente Loira 3, novo episódio da franquia sobre a divertida Elle Woods. Mas dá para se animar sabendo que Reese Witherspoon vai assumir o papel e que as duas roteiristas do original, Karen McCullah e Kirsten Smith, estarão de volta. A direção será de Jamie Suk. Sem previsão de estreia.

Um Lugar Silencioso 2
Depois do sucesso do primeiro filme, Emily Blunt estrela a sequência que volta a ser dirigida pelo marido John Krasinski. A família Abbott continua lutando para sobreviver em silêncio, agora mundo afora e percebendo que as criaturas que os caçam pelo som não são as únicas ameaças do caminho. Estreia no Brasil: 19/3.

Memoria
Já imaginou um filme que reúna a atriz Tilda Swinton e o diretor Apichatpong Weerasethakul, de Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (2010)? Pois é isso que Memoria vai fazer, contando a história de uma mulher escocesa que, durante uma viagem a Colômbia, começa a ouvir sons estranhos. Sem previsão de estreia.

Mulan
A versão live-action desta clássica história terá a atriz Liu Yifei no papel da jovem que finge ser um guerreiro homem para salvar seu pai. A direção será de Niki Caro, diretora de Encantadora de Baleias (2002). Saiba o que a cineasta contou sobre o longa no seminário Power of Inclusion na Nova Zelândia. Estreia no Brasil: 26/3.

A Mulher na Janela
Amy Adams é a protagonista deste longa dirigido por Joe Wright e baseado no romance de A.J. Finn. Ela interpreta uma mulher reclusa que leva uma vida solitária em seu apartamento em Nova York. Espionando os vizinhos pela janela, ela testemunha uma cena chocante que muda sua vida. Estreia no Brasil: 14/5.

Mulher-Maravilha 1984
A diretora Patty Jenkins e a atriz Gal Gadot estão de volta para a sequência do sucesso de 2017. Como o título indica, o novo Mulher-Maravilha será ambientado em 1984, cerca de 40 anos após o primeiro longa. “Vimos Diana se tornar a Mulher-Maravilha, agora vamos lançá-la no mundo moderno”, contou a diretora na CCXP. Confira tudo o que já sabemos sobre o filme. Estreia no Brasil: 4/6.

On the Rocks
Tem novo filme dirigido por Sofia Coppola vindo aí! Em On the Rocks, ela conta a história de uma jovem mãe que se reaproxima do pai playboy durante uma aventura em Nova York. O elenco é encabeçado por Rashida Jones, Jenny Slate e Bill Murray, que trabalhou com a diretora em Encontros e Desencontros (2003) e A Very Murray Christmas (2015). Sem previsão de estreia.

Promising Young Woman
Carey Mulligan é a protagonista desta que é a estreia da atriz Emerald Fennel (a Camila Shand de The Crown) na direção de longa-metragem. Também escrito por Fennel, o filme conta a história de Cassandra, uma mulher traumatizada por um evento do passado e em busca de vingança. Sem previsão de estreia.

Queen & Slim
Este é o primeiro longa de Melina Matsoukas, que dirigiu episódios de Insecure e Masters of None e clipes de artistas como Beyoncé. Lena Waithe assina o roteiro do filme sobre um casal que é parado pela polícia na volta de seu primeiro encontro. Os protagonistas são Daniel Kaluuya e Jodie Turner-Smith. Estreia no Brasil: 5/3.

Respect
Ganhadora do Oscar por Dreamgirls (2006), Jennifer Hudson tem um papel e tanto nas mãos: ela será Aretha Franklin na cinebiografia da cantora, que morreu em 2018, aos 76 anos. A direção é da cineasta Liesl Tommy, que estreia no cinema após trabalhar em séries como Queen Sugar, Insecure e Mrs. Fletcher.

Retrato de uma Jovem em Chamas
A diretora e roteirista Céline Sciamma ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes por este belo filme ambientado na França de 1770. A pintora Marianne (Noémie Merlant) é chamada para fazer o retrato de casamento de Héloïse (Adèle Haenel). Mas como Héloïse reluta em se casar, Marianne precisa pintá-la em segredo. Em cartaz nos cinemas desde 9/1. Leia a crítica

The Souvenir
O filme de Joanna Hogg foi tido como o melhor de 2019 pela revista britânica Sight & Sound. O longa é ambientado no início dos anos 1980, quando uma jovem estudante de cinema inicia um romance com um homem pouco confiável. O filme é livremente inspirado na vida da cineasta, que já anunciou uma continuação. O elenco tem Honor Swinton Byrne e Tilda Swinton. Sem previsão de estreia.

Três Verões
O novo filme de Sandra Kogut foi exibido em Toronto e é estrelado por Reginá Casé, que interpreta Madá, uma caseira num condomínio de luxo à beira mar. Pelo ponta de vista dela, o filme acompanha o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos do Brasil de 2015 a 2017. 
Estreia em 19/3.

A Última Coisa que Ele Queria
Depois do sucesso de Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi (2017), a diretora Dee Rees volta a unir forças com a Netflix, agora para adaptar um romance escrito por Joan Didion. Anne Hathaway interpreta Elena McMahon, uma jornalista que começa a negociar armas para uma agência do governo. Sem previsão de estreia.

Viúva Negra
A personagem interpretada por Scarlett Johansson em vários longas da Marvel finalmente ganhará um filme para chamar de seu. Com direção de Cate Shortland, de Lore (2012), o longa vai focar no passado de Natasha Romanoff e também terá Florence Pugh e Rachel Weisz no elenco. Estreia no Brasil: 30/4. Veja o trailer

Wendy
Oito anos depois de Indomável Sonhadora (2012), Benh Zeitlin lança esta releitura da história de Peter Pan que escreveu com sua irmã, Eliza Zeitlin. Perdida em uma ilha misteriosa na qual o envelhecimento e o tempo se desvincularam, Wendy (Devin France) deve lutar para salvar sua família e sua liberdade. Estreia no Brasil: 27/2.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Deixe um comentário

Top