10 filmes que você não sabia que tinham mulheres na montagem

Você sabia que mulheres assinam a montagem de filmes tão diferentes quanto Sonata de Outono, Lawrence da Arábia, Que Horas Ela Volta? e E.T.: O Extraterrestre?

Listas: 5 filmes dirigidos ou estrelados por mulheres negras para ver no streaming
Leia também: Veja dicas de filmes sobre mulheres que lutam por mudança
Mais dicas: Veja sugestões de filmes para assistir no streaming do Telecine

As mulheres atuam como montadoras desde os primeiros anos do cinema e foram fundamentais para o desenvolvimento da área. Em 2019, representaram 23% de todos os montadores que trabalharam nos 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos – uma porcentagem que só é menor do que a de mulheres produtoras (27%), de acordo com pesquisa da San Diego State University.

Vamos conhecer o trabalho delas? O Mulher no Cinema selecionou dez filmes de diferentes gêneros e épocas que foram montados por mulheres para você assistir no streaming do Telecine. Aproveite que a plataforma está oferecendo os primeiros 30 dias de acesso grátis para novos assinantes, cadastre-se e veja as dicas:


Lawrence da Arábia (1962)
Montagem: Anne V. Coates
Direção: David Lean

A americana Anne V. Coates (1925-2018) trabalhou como montadora por mais de seis décadas e foi homenageada com um Oscar honorário em 2016. Também concorreu ao prêmio cinco vezes, por Irresistível Paixão (1998), Na Linha de Fogo (1993), O Homem Elefante (1980), Becket, o Favorito do Rei (1964) e Lawrence da Arábia (1962), sobre a épica jornada do militar inglês T.E. Lawrence, que lutou com os árabes na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No streaming do Telecine você também pode ver o último trabalho de Coates: Cinquenta Tons de Cinza (2015) dirigido por Sam Taylor-Johson.


Week-End à Francesa (1967)
Montagem: Agnès Guillemot
Direção: Jean-Luc Godard

A francesa Agnès Guillemot (1931-2005) montou alguns dos filmes mais conhecidos da nouvelle vague e trabalhou com vários cineastas europeus importantes. Week-End à Francesa, sobre um casal que planeja um assassinato para receber uma herança, é apenas uma das colaborações de Guillemot com Jean-Luc Godard que você pode ver no streaming do Telecine. As outras são O Bando à Parte (1964), que montou com Françoise Collin e Dahlia Ezove; Uma Mulher Casada (1964), na qual trabalhou com Andrée Choty e Gérard Pollicand; e A Chinesa (1967), montado em parceria com Delphine Desfons. Ela também é montadora de vários filmes de François Truffaut, incluindo Beijos Proibidos (1968), também disponível no Telecine.


Sonata de Outono (1978)
Montagem: Sylvia Ingemarsson
Direção: Ingmar Bergman

Ingrid Bergman e Liv Ulmann estão inesquecíveis como mãe e filha em um relacionamento difícil, mas Sonata de Outono também tem uma grande mulher por trás das câmeras: a montadora sueca Sylvia Ingemarsson. Ela colaborou várias vezes com o diretor Ingmar Bergman (1918-2007), incluindo em Fanny e Alexander (1982), que também está disponível no catálogo do Telecine. Uma curiosidade interessante: Sylvia Ingemarsson é a montadora de um filme dirigido por Liv Ulmann: Infiel, lançado em 2000.


Touro Indomável (1980)
Montagem: Thelma Schoonmaker
Direção: Martin Scorsese

A americana Thelma Schoonmaker concorreu ao Oscar de montagem oito vezes, um recorde para a categoria que divide com Michael Kahn. Ela trabalhou com Martin Scorsese pela primeira vez em Quem Bate à Minha Porta? (1967) e montou todos os filmes de ficção do diretor a partir de Touro Indomável, que narra a trajetória do boxeador Jake LaMotta. O filme rendeu à Schoonmaker o primeiro de seus três Oscar – os outros dois vieram por O Aviador (2004) e Os Infiltrados (2006). Este último também pode ser visto no streaming do Telecine, assim como A Invenção de Hugo Cabret (2011) e Silêncio (2016). 


E.T.: O Extraterrestre (1982)
Montagem: Carol Littleton
Direção: Steven Spielberg

Este clássico dos anos 1980 sobre uma criança que ajuda um extraterrestre a voltar para casa é um dos trabalhos mais conhecidos da americana Carol Littleton. Indicada ao Oscar e ao Bafta pela montagem de E.T., em 2016 ela recebeu um troféu pelo conjunto da obra da associação de Editores de Cinema Americanos (ACE, na sigla em inglês). No streaming do Telecine você pode ver dois outros filmes montados por Littleton: Bem Amada (1998, ao lado de Andy Keir) e Sob o Domínio do Mal (2004, parceria com Craig McKay), ambos de Jonathan Demme.


Os Renegados (1985)
Montagem: Agnès Varda e Patricia Mazuy
Direção: Agnès Varda

Nem todo mundo sabe que a diretora belga Agnès Varda (1928-2019) também editou alguns de seus longas e curtas-metragens, em geral colaborando com outros artistas. Em Os Renegados, que remonta os últimos passos de uma jovem encontrada morta no rigoroso inverno francês, sua colaboradora é Patricia Mazuy, que depois se tornaria diretora. Outro filme que Varda montou, desta vez em parceria com Nicolas Longinotti, foi Varda por Agnès (2019). Este foi o último longa que ela dirigiu e você também pode assistí-lo no streaming do Telecine.


Encontros e Desencontros (2003)
Montagem: Sarah Flack
Direção: Sofia Coppola

A montadora americana Sarah Flack começou sua parceria com a diretora Sofia Coppola no premiado Encontros e Desencontros, que narra o encontro de um ator decadente e uma jovem entediada em um hotel de Tóquio. A partir daí, Flack montou todos os longas-metragens de Coppola, inclusive On The Rocks, atualmente em pós-produção. O outro filme da cineasta que está disponível no streaming do Telecine é As Virgens Suicidas (1999), que também teve uma mulher na montagem: Melissa Kent, numa parceria com James Lyons.


O Segredo das Águas (2014)
Montagem: Tina Baz e Naomi Kawase
Direção: Naomi Kawase

A diretora japonesa Naomi Kawase encontrou uma grande parceira na montadora libanesa Tina Baz. O Segredo das Águas, que retrata o amadurecimento de um jovem casal após encontrarem um corpo no mar, é apenas um dos trabalhos que fizeram juntas. Outros incluem Floresta dos Lamentos (2007) e Sabor da Vida (2015), que também está disponível no streaming do Telecine. Vale lembrar que Tina Baz montou filmes brasileiros como O Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz, no qual trabalhou ao lado de Isabela Monteiro de Castro; e Elena, de Petra Costa (2012), uma parceria com Idê Lacreta e Marilia Moraes.


Que Horas Ela Volta? (2015)
Montagem: Karen Harley
Direção: Anna Muylaert

Grande sucesso do cinema nacional, Que Horas Ela Volta? mostra como a chegada de Jéssica, uma jovem vestibulanda, escancara as tensões na casa em que sua mãe, Val, trabalha há anos. Entre as várias mulheres em frente e por trás das câmeras está a montadora Karen Harley, uma das mais importantes do Brasil, que também tem no currículo filmes como O Quatrilho (1995), Janela da Alma (2001), Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), Baixio das Bestas (2006) e Zama (2017). Este último, um trabalho em parceria com Miguel Schverdfinger, foi dirigido por Lucrecia Martel e também está disponível no streaming do Telecine.


Star Wars: O Despertar da Força (2015)
Montagem: Maryann Brandon e Mary Jo Markey
Direção: J.J. Abrams

Maryann Brandon e Mary Jo Markey foram indicadas ao Oscar pela montagem de Star Wars: O Despertar da Força, primeiro episódio da mais recente trilogia de Guerra nas Estrelas – e responsável por introduzir a personagem Rey. As duas profissionais são americanas e fizeram vários trabalhos em dupla, incluindo Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019) e mais dois filmes do diretor J.J. Abrams que você pode assistir no streaming do Telecine: Missão Impossível 3 (2006) e Star Trek (2009).


* Este texto foi produzido pelo Mulher no Cinema e é patrocinado pelo Telecine

Top