Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 8 de dezembro.

*

“Bem-vindos a Bordo”
[Rien à foutre, França/Bélgica, 2021]

Cassandra é comissária de bordo e leva sua rotina de trabalho no modo automático. Ao ser dispensada pela empresa, ela se vê obrigada a descartar antigos hábitos e lidar com o que a vida lhe preparou em seu retorno para casa. Protagonizado por Adèle Exarchopoulos, foi escrito por Mariette Désert em parceria com a dupla de diretores formada por Julie Lecoustre e Emmanuel Marre.


“Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo”
[Brasil, 2021]

Um ensaio documental criado a partir de depoimentos da escritora Clarice Lispector (1920-1977), entrevistas com amigos e familiares e trechos adaptados da sua obra. Dirigido por Taciana Oliveira.


“Ela Disse”
[She Said, EUA, 2022]

Em 2017, as repórteres Megan Twohey e Jodi Kantor, do jornal The New York Times, publicaram o primeiro texto sobre os abusos sexuais cometidos pelo produtor Harvey Weinstein. Inspirado no livro escrito pelas duas, o filme mostra o processo investigativo da reportagem que ajudou a fortalecer o movimento #MeToo. Estrelado por Carey Mulligan e Zoe Kazan, escrito por Rebecca Lenkiewicz, dirigido por Maria Schrader.


“Hashtag”
[Brasil, 2022]

Bia Leal é uma modelo e blogueira bem-sucedida que está se preparando para a sua festa de aniversário. Cada vez mais desconectada do mundo real e de sua própria família, ela vive o seu melhor momento até que uma ameaça a faz questionar sua realidade. Estrelado por Paula Burlamarqui e dirigido por Caio Sóh.


“Uma Mulher do Mundo”
[Une femme du monde, França, 2021]

Marie é prostituta, mãe solteira e membro engajada do sindicato das profissionais do sexo. Quando seu filho que ama cozinhar é expulso da escola, ela o matricula em um renomado curso de culinária francesa. Quanto Marie terá de sacrificar para que seu filho tenha oportunidades melhores do que as que ela teve?  Laure Calamy protagoniza o filme dirigido por Cécile Durcocq, também coautora do roteiro.


“Pronto, Falei”
[Brasil, 2022]

Renato é um jovem tímido e inseguro, que só expressa o que pensa verdadeiramente por meio de e-mails. Ele escreve tudo o que pensa, mas na hora de enviar…salva na pasta de rascunhos. Um dia, sem nenhuma explicação, todos os seus rascunhos são enviados e ele precisa enfrentar as consequências. Camila Raffanti integra a equipe de roteiristas do filme, dirigido por Michel Tikhomiroff.


“Sol”
[Brasil, 2021]

Um homem recém-separado, que não consegue se reconectar com a filha de dez anos, é obrigado a viajar com ela em busca do pai que o abandonou quando criança e agora quer morrer. Escrito e dirigido por Lô Politi.


“O Tablado e Maria Clara Machado”
[Brasil, 2022]

A história do Teatro Tablado e de sua fundadora, Maria Clara Machado (1921-2001), é contada neste documentário a partir de depoimentos de amigos, ex-alunos e professores. Dirigido por Creuza Gravina.

Top