Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 20 de outubro. 

*

“Noites de Paris”
[Les passagers de la nuit, França, 2022]

Na noite das eleições de 1981, há um ar de esperança e mudança na ruas de Paris. Mas para Elisabeth, o momento é difícil: seu casamento está chegando ao fim e ela terá de sustentar a si mesma e os dois filhos adolescentes. Quando começa a trabalhar em um programa de rádio noturno, ela encontra a adolescente Talulah e a convida a passar um tempo em sua casa. Protagonizado por Charlotte Gainsbourg, foi escrito por Maud Ameline e Mariette Désert em parceria com o diretor Mikhaël Hers.


“Rir Para Não Chorar”
[Brasil, 2022]

Após a morte da mãe, Flávio, um comediante de sucesso, entra em crise, perde a graça e se desespera. O que ele não sabia é que a mãe, mesmo depois de morta, seria a única pessoa capaz de fazê-lo rir novamente. Dirigido por Cibele Amaral, autora do roteiro ao lado de Erik de Castro.


“Sociedade do Medo”
[Brasil, 2022]

A diretora Adriana L. Dutra investiga a construção da sociedade pela ótica do medo. Conversando com personalidades e especialistas, ela busca as origens de uma sociedade absorta em seus medos e no consumo feroz de possíveis paliativos que contribuem para nos levar à solidão e à barbárie.

 

Top