Estreias da semana: as mulheres que chegam às telas

Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e centrados em mulheres que chegam aos cinemas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 16 de novembro.


“Algo de Novo”
[Qualcosa di nuovo, Itália, 2016]
Lucia e Maria são amigas com posturas diferentes: a primeira não quer saber dos homens, a outra não consegue viver sem eles. Quando um homem aparentemente perfeito aparece na cama de Lucia, cria desafios para a amizade das duas. Estrelado por Paola Cortellesi e Micaela Ramazzotti, o filme é dirigido por Cristina Comencini.


“Colo”
[Portugal/França, 2017]
A diretora Teresa Villaverde, de Os Mutantes (1998), mostra os efeitos da crise econômica na rotina de uma família em Portugal: a mãe se desdobra em dois trabalhos, o pai está desempregado e a filha adolescente tenta manter a rotina apesar da falta de dinheiro. Neste cenário, tensão, silêncio e culpa aumentam. O filme integrou a competição do Festival de Berlim.


“Histórias de Amor que Não Pertencem a este Mundo”
[Amori che non sanno stare al mondo, Itália, 2017]
Um retrato do intenso relacionamento de Claudia e Flavio, que depois de viverem uma longa e arrebatadora paixão, acabam se separando. Muitos anos depois, Claudia acredita que chegou o momento de dar uma nova chance à antiga relação e decide tentar reconquistar Flavio. Dirigido pela cineasta Francesca Comencini.


“Maria – Não Esqueça que Venho dos Trópicos”
[Brasil, 2016]
Documentário sobre a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), uma das maiores escultoras brasileiras que também é celebrada por suas gravuras e textos. Dirigido por Elisa Gomes e Francisco C. Martins, o filme revela como Martins tratou da sexualidade a partir da perspectiva feminina, em uma poética transgressora e pioneira que rendeu ataques da crítica brasileira. Resgata, também, sua vida como esposa de diplomata e sua colaboração com Marcel Duchamp.


“Victoria e Abdul – O Confidente da Rainha”
[Victoria and Abdul, Reino Unido/EUA, 2017]
Baseado em história real, o filme tem Judi Dench no papel da Rainha Vitória (1837-1876) e retrata sua inesperada amizade com um jovem empregado que participa das comemorações do Jubileu de Ouro. Dirigido por Stephen Frears.

Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.

Deixe um comentário

Top