Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana, sempre às quintas-feiras, o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou protagonizados por mulheres que chegam às salas de cinema do Brasil.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como alguns filmes não estreiam em todas as praças, é importante que o leitor consulte a programação de sua cidade. O Mulher no Cinema também recomenda que o público se informe sobre os protocolos de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19) adotados por cada sala de cinema.

Veja as estreias desta quinta-feira, 4 de maio:

*

“Bem-Vinda, Violeta”
[Brasil, 2023]

Ana ingressa em um laboratório literário na Cordilheira dos Andes para escrever seu próximo romance, Violeta. Lá, conhece Holden, criador de um método no qual os escritores abandonam suas vidas para viver como seus personagens. Ana mergulha no método e passa a viver como Violeta, até que sua ficção sai do controle. Protagonizado por Débora Falabella, tem roteiro escrito por Inés Bortagaray e pelo diretor Fernando Fraiha.


“Dançando no Silêncio”
[Houria, Argélia, 2022]

Houria é uma jovem argelina que sonha em ser bailarina. Vítima de um violento ataque, ela conhece outras mulheres que passaram por traumas e, junto com elas, vai descobrir uma nova forma de se expressar por meio da dança. Protagonizado por Lyna Khoudri, o filme tem roteiro e direção de Mounia Meddour.


“Dos 3 aos 3”
[Brasil, 2023]

O documentário de Bianca Bethonico e Pablo Lobato acompanha o crescimento do menino Ravi, dos três meses aos três anos de vida. Mãe de Ravi, Bianca coloca em prática os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler (1902-1984), que promove o respeito à individualidade e a promoção da autonomia através do brincar livre.


“A Primeira Morte de Joana”
[Brasil, 2021]

Joana é uma garota de 13 anos que acaba de perder a tia-avó. Intrigada pelo fato de a tia nunca ter namorado ninguém, e vivendo ela mesma o despertar sexual, Joana se lança em uma investigação durante a qual aprenderá mais sobre os valores da comunidade onde vive e sobre as mulheres de sua família. Ganhador de três prêmios no Festival de Gramado, é protagonizado por Letícia Kacperski e foi escrito por Sílvia Lourenço e Cristiane Oliveira, também diretora do filme. Leia a entrevista com ela.


“Rodeo”
[Rodéo, França, 2022]

Julia é uma jovem que participa de rodeios urbanos, como são conhecidos os encontros de motoqueiros que fazem acrobacias nos arredores de Paris. Ao demonstrar talento para aplicar golpes e roubar motos, ela se envolve com um grupo clandestino e inconsequente. Protagonizado por Julie Ledru, foi escrito por Antonia Buresi e Lola Quivoron, também diretora do filme.

Top