Estreias da semana: as mulheres que chegam às salas

Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres que chegam às salas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 14 de junho.


“Amores de Chumbo”
[Brasil, 2017]
Após 40 anos, a escritora Maê reencontra o casal Miguel e Lúcia – ele um professor de sociologia e ex-preso político, ela a parceira que se dedicou a tirá-lo da prisão. Pelo ponto de vista desses três personagens, o filme revive a história política e social do Brasil nos anos de ditadura militar. Dirigido pela cineasta Tuca Siqueira.


“Baronesa”
[Brasil, 2017]
O filme conta a história de duas amigas e vizinhas: Andreia, que quer se mudar do bairro onde moram; e Leid, que está à espera do marido preso. Ambas tentam desviar dos perigos da guerra do tráfico. Roteiro e direção de Juliana Antunes.


“O Caminho dos Sonhos”
[Der Traumhafte Weg, Alemanha, 2016]
Na Grécia de 1984, o inglês Kenneth e alemã Theres cantam na rua para financiar as férias. Quando Kenneth descobre que sua mãe sofreu um acidente, retorna para casa às pressas. Trinta anos depois, em Berlim, a atriz Ariane se separa do marido, um antropólogo bem-sucedido. Os caminhos desses dois casais se cruzam no filme escrito e dirigido por Angela Schanelec.

“Do Jeito que Elas Querem”
[Book Club, EUA, 2018]
Quatro amigas mudam sua forma de ver o mundo após Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James, ser escolhida com a obra do mês em um clube de leitura. Estrelado por Diane Keaton, Jane Fonda, Mary Steenburgen e Candice Bergen. O roteiro é de Erin Simms, em colaboração com o diretor Bill Holderman.


“Dovlatov”
[Rússia/Polônia/Sérvia, 2018]
O filme mostra seis dias na vida do escritor Sergei Dovlatov (1941-1990), que sofreu com os rígidos limites e a censura política da União Soviética nos anos 1970. Yulia Tupikina divide o roteiro com o diretor Aleksey German.


“Sol da Meia-Noite”
[Midnight Sun, EUA, 2018]
Katie (Bella Thorne) é uma garota de 17 anos que vive dentro de casa, por conta de uma doença rara que impede contato com a luz do sol. Ao anoitecer, ela frequenta uma estação de trem onde toca para os passageiros. E é numa dessas noites que ela conhece Charlie (Patrick Schwarzenegger). Direção de Scott Speer.


Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.

Deixe um comentário

Top