Zendaya é pessoa mais jovem a ganhar 2 Emmys em categorias de atuação

A atriz Zendaya voltou a fazer história no Emmy, o Oscar da televisão americana, que revelou seus premiados nesta segunda-feira (12). Ao receber o troféu de melhor atriz de série dramática pelo trabalho em Euphoria, a artista de 26 anos tornou-se a primeira mulher negra a vencer duas vezes nesta categoria e também a pessoa mais jovem a levar dois Emmys de atuação principal (não coadjuvante).

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Zendaya já era a mulher mais jovem a ganhar o Emmy de atriz de série dramática, pois venceu em 2020, aos 24 anos, também pela atuação no seriado produzido pela HBO. A única outra mulher negra premiada nesta categoria do Emmy foi Viola Davis, em 2015, por How To Get Away With Murder.

Além de Zendaya, outras três mulheres negras tiveram vitórias importantes no Emmy deste ano. Sheryl Lee Ralph, de Abbott Elementary, ganhou o troféu de melhor atriz coadjuvante em série de comédia, na segunda vitória de uma mulher negra nesta categoria. A primeira, de acordo com o site da revista Hollywood Reporter, foi a de Jackée Harry, em 1987, pelo programa 227.

Já Quinta Brunson, atriz e criadora de Abbott Elementary, recebeu o prêmio de melhor roteiro de série de comédia. Foi a segunda vitória de uma mulher negra na categoria, e a primeira vitória solo: em 2017, Lena Waithe foi reconhecida por Masters of None, mas junto a Aziz Ansari.

Quem também levou um Emmy para casa foi a cantora Lizzo. Ela venceu na categoria de melhor programa de competição pelo reality Watch Out for the Big Grrrls, do qual é estrela e produtora executiva.

Top