5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em maio

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres para assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Now, Google Play, Telecine e YouTube.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em maio:


“Amores de Chumbo”
[Brasil, 2017]

Disponível no Amazon Prime e no Now

Após 40 anos, a escritora Maê reencontra o casal Miguel e Lúcia: ele, um professor de sociologia e ex-preso político; ela, a parceira que se dedicou a tirá-lo da prisão. Pelo ponto de vista desses três personagens, o filme revive a história política e social do Brasil nos anos de ditadura militar. Dirigido pela cineasta Tuca Siqueira. Saiba mais sobre filmes dirigidos por mulheres que abordam a ditadura


“Educação”
[An Education, Reino Unido/EUA, 2009]

Disponível na Apple TVGoogle PlayHBO Go

Jenny Mellor é uma jovem que vive na Londres dos anos 1960 e sonha em estudar em Oxford. Mas seus planos são alterados quando ela se apaixona por um homem mais velho. Dirigido por Lone Scherfig, Educação foi indicado ao Oscar em três categorias: melhor filme, melhor atriz (Carey Mulligan) e melhor roteiro adaptado (Nick Hornby). Veja todos os longas dirigidos por mulheres que disputaram o Oscar de melhor filme


“O Estranho que Nós Amamos”
[The Beguiled, EUA, 2017]
Disponível na Apple TV, Google PlayNetflix e YouTube

Sofia Coppola tornou-se a segunda mulher da história a ganhar o prêmio de direção no Festival de Cannes com este filme estrelado por Kirsten Dunst, Elle Fanning e Nicole Kidman. Ambientada durante a Guerra Civil Americana (1861-1865), a trama conta a história de um soldado da União que, ferido, busca refúgio em uma escola para mulheres em um território da Confederação.


“Papicha”
[Argélia/França/Bélgica/Catar, 2019]
Disponível no Telecine

Nos anos 1990, durante a Guerra Civil da Argélia, Nedjma (Lyna Khoudri) é uma talentosa estudante que usa a moda para se expressar. Quando sua família é abalada por uma tragédia, ela desafia as convenções organizando um desfile de moda. Dirigido por Mounia Meddour, Papicha foi exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes e foi o candidato da Argélia ao Oscar 2020 de melhor filme internacional.


“Peripatético”
[Brasil, 2017]
Disponível no Kinobox

Simone, Thiana e Michel são jovens moradores da periferia de São Paulo. Simone busca o primeiro emprego, Thiana estuda para o vestibular de medicina e Michel ainda não sabe o que fazer. Neste momento de passagem para a fase adulta, os acontecimentos de Maio de 2006 mudam suas vidas. O curta da diretora Jéssica Queiroz ganhou dois troféus no Festival de Brasília: o de melhor roteiro (Ananda Radhika) e o Prêmio Especial do Júri.


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Top