Crowdfunding: Diretora cearense arrecada fundos para estudar cinema em Cuba

Mulher no Cinema dá espaço a iniciativas de financiamento coletivo relacionadas ao trabalho das mulheres nas telas. A ideia é apresentar projetos independentes a quem quer colaborar. Envie sugestões para contato@mulhernocinema.com


FERNANDA, VAI PRA CUBA!

A CAMPANHA

O crowdfunding busca arrecadar fundos para que a cineasta cearense Fernanda Brasileiro, 24 anos, possa estudar na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV), referência no ensino de audiovisual na América Latina. A diretora de 24 anos já foi aprovada, mas, com o fim da parceria entre o Brasil e a escola cubana determinada pelo governo Michel Temer, as bolsas para estudantes brasileiros foram encerradas e os aprovados precisam arcar com todos os custos.

A DIRETORA

Nascida e criada na periferia de Fortaleza, Fernanda é de uma família de artistas: a mãe, brasileira, é cantora; o pai, boliviano, é flautista. O gosto pela escrita e a cinefilia criaram a vontade de escrever roteiros para as telas. Formou-se em Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e há seis anos trabalha com cinema. “Fui me envolvendo com áreas como montagem, produção executiva, som, atuação, preparação de elenco e roteiro, para finalmente me encontrar na direção”, contou Fernanda, em entrevista ao Mulher no Cinema.

O desejo de estudar na EICTV, segundo ela, é motivado pela metodologia e filosofia de ensino. “Sempre busquei aprender a fazer cinema por meio da análise de filmes e da prática, adquirindo noção de cada especialidade para depois me voltar à que pretendo [seguir], o que basicamente é o método da escola”, contou. “Vivenciar isso durante três anos na melhor escola de cinema da América Latina, em parceria e constante troca com estudantes do mundo inteiro, dá embasamento para aprender a dialogar universalmente, algo pretendido pelo cinema.”

COMO COLABORAR

A campanha de financiamento coletivo está rolando no Vakinha e vai até 3 de agosto. A meta é arrecadar R$ 16.050, valor que será usado para pagar a primeira parcela da matrícula, os materiais escolares e as passagens. Fernanda vai oferecer contrapartidas para quem doar a partir de R$ 50, como cartões postais e livro/caderno de processos de criação.

SAIBA MAIS

Acesse a página da campanha.

Deixe um comentário

Top