Dedicado a filmes dirigidos por mulheres, Cabíria Festival estreia em SP em edição híbrida

Vinte e três filmes estão na programação do Cabíria, festival dedicado a filmes dirigidos por mulheres que ocorre de 27 a 30 de julho no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e se estende em sessões online até 3 de agosto. É a primeira vez que o evento é realizado na capital paulista, depois de três edições que ocorreram no Rio de Janeiro (RJ) ou exclusivamente pela internet por causa da pandemia.

Entrevista: Thais Fujinaga fala sobre os bastidores de A Felicidade das Coisas
Leia também: 8 protagonistas do cinema que você precisa conhecer
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Entre os destaques da programação presencial deste ano está a sessão de abertura, que exibirá o importante filme Feminino Plural (1976), de Vera de Figueiredo. Na mesma ocasião serão reveladas as ganhadoras da edição deste ano do Prêmio Cabíria, que avalia roteiros com protagonistas mulheres.

A programação também inclui a exibição do longa A Felicidade das Coisas, de Thaís Fujinaga, cujo roteiro foi premiado pelo Cabíria em 2017, e a pré-estreia nacional de Faya Day, filme da diretora mexicana-etíope Jessica Beshir que fez sucesso no Festival de Sundance e chega em 10 de agosto ao catálogo da MUBI. 

Além das exibições, o Cabíria também programou eventos formativos, debates e oficinas, entre outros eventos. Destaque para os encontros com cineastas brasileiras e internacionais, que serão realizados pelo YouTube e receberão Vera de Figueiredo, Jessica Beshir, Sueli Maxakali e Carolina Canguçu.

A diretora Céline Sciamma também concedeu uma entrevista exclusiva para o festival, que acompanhará a sessão de seu filme mais recente, Pequena Mamãe (2021).

Toda a programação do Cabíria é gratuita. Para conhecer todos os filmes selecionados e consultar dia e horário de exibição, tanto presencial quanto online, acesse o site do festival.

Top