Com entrada gratuita, Festival de Curtas tem programas especiais sobre mulheres

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo começa nesta quinta-feira (22) com mais de 320 filmes na programação. Com sessões gratuitas, o festival fica em cartaz até 1° de setembro e tem dois programas especiais centrados nas mulheres do cinema: “Mulheres que vieram do frio” e “Mulheres e Cores”.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
Inscreva-se: Curso “Mulheres no Cinema” abre inscrições para nova edição em SP

“Mulheres que vieram do frio” reúne trabalhos de seis diretoras finlandesas e teve a curadoria da equipe do Festival de Tampere. Pela primeira vez em sua história, o evento finlandês atingiu paridade de gênero, com 50% dos filmes na programação dirigidos por mulheres. Agora, o público de São Paulo poderá conferir alguns destes trabalhos, como Sem Título – Borracha Queimada no Asfalto, de Tinja Ruusuvuori, premiado como o melhor curta finlandês em 2019, e Pássaros na Terra, de Marja Helander, ganhador em 2018.

Já “Mulheres e cores” reúne quatro curtas brasileiros que têm mulheres na direção e em outras posições de destaque por trás da câmera. São eles Noirblue, de Ana Pi; Sair do Armário, de Marina Pontes; Sereias, de Bárbara Vida; e Um Filme para Ehuana, de Louise Botkay.

Além dos programas especial, o Festival de Curtas terá uma mostra competitiva pela primeira. Dos 14 concorrentes, dez são dirigidos ou codirigidos por mulheres: Angela, de Marília Nogueira; Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes; Duda, de Eugenia Castello e William Biagioli; Em Reforma, de Diana Coelho; Não Moro Mais Aqui, de Laura de Araújo; Nervo, de Sabrina Maróstica e Pedro Jorge; Presa, de Letícia Kamiguchi; Realeza Gay, de Maria Fernanda Ribeiro e Carlos Magalhães; Sem Asas, de Renata Martins; e Swinguerra, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca.

As sessões do Festival de Curtas acontecem na Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp e CEUs Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica. Para informações sobre a programação, acesse o site do festival.

Deixe um comentário

Top