Fernanda Torres se tornou a primeira atriz brasileira a vencer o Globo de Ouro, levando o troféu de melhor atriz de drama por Ainda Estou Aqui, longa-metragem dirigido por Walter Salles. O prêmio foi entregue neste domingo (5).
Vídeo: Como ver os filmes de Fernanda Torres no streaming
Leia também: Globo de Ouro premia Emilia Pérez e Demi Moore
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Torres dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, que disputou o Globo de Ouro na mesma categoria em 1999 por seu trabalho em Central do Brasil, também dirigido por Salles. Assista ao discurso na íntegra, com legendas em português:
Fernanda Torres concorreu com Pamela Anderson, por The Last Showgirl; Angelina Jolie, por Maria; Nicole Kidman, por Babygirl; Tilda Swinton, por O Quarto ao Lado; e Kate Winslet, por Lee. Além da brasileira, apenas Anderson estava disputando o Globo de Ouro pela primeira vez. Swinton já tinha sido indicada em outras três edições, enquanto Jolie já tinha vencido três prêmios e Kidman e Winslet, cinco.
Candidato do Brasil ao Oscar de filme internacional, Ainda Estou Aqui é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, e especialmente sua mãe, Eunice. Após seu marido (o engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva) ser levado de casa pelos militares e dado como desaparecido, Eunice tornou-se um importante nome da luta contra a ditadura. Ela morreu em 2018, aos 89 anos.
Ainda Estou Aqui também concorria ao prêmio de filme em língua não inglesa, que foi entregue ao francês Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard.
Foto: Tommaso Boddi/GG2025/Penske Media via Getty Images, publicada no site do Globo de Ouro