Veja recordes e curiosidades sobre as mulheres indicadas ao Oscar

No que diz respeito à igualdade de gênero, as indicações ao Oscar 2017 não trouxeram muitos motivos para comemoração: nenhum longa-metragem dirigido por mulher na categoria principal e só um na de filme estrangeiro; nenhuma mulher disputando o prêmio de direção e só uma concorrendo ao troféu de roteiro.

Ao mesmo tempo, não houve total ausência de boas notícias. Entre as 48 mulheres indicadas este ano, algumas bateram recordes e quebraram tabus históricos. Veja:

+ Pela primeira vez na história do Oscar, três atrizes negras estão indicadas à mesma categoria: Naomie Harris (Moonlight: Sob a Luz do Luar), Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo) e Viola Davis (Um Limite Entre Nós) concorrem ao prêmio de melhor atriz coadjuvante. É, também, a primeira vez que mais de uma mulher negra disputa a categoria desde 1985, quando Margaret Avery e Oprah Winfrey concorreram por A Cor Púrpura.

+ Viola Davis entrou para a história como a primeira atriz negra a receber três indicações ao Oscar. Ela também concorreu por Dúvida (2008) e Histórias Cruzadas (2011).

+ Joi McMillon tornou-se a primeira mulher negra a ser indicada ao Oscar de edição. Ela disputa o troféu ao lado de Nat Sanders pelo trabalho no filme Moonlight: Sob a Luz do Luar.

+ Ava DuVernay é a primeira diretora negra a ser indicada ao Oscar de documentário. Ela concorre com a 13ª Emenda.

+ Ai-Ling Lee e Mildred Iatrou Morgan, de La La Land, formam o primeiro time exclusivamente feminino a ser indicado a edição de som. Antes delas, seis mulheres tiveram um total de 10 indicações e cinco vitórias na categoria.

+ Dede Gardner é a primeira pessoa a receber quatro indicações consecutivas ao prêmio de melhor filme (junto a Jeremy Kleiner, que também alcançou a marca este ano). A produtora de Moonlight: Sob a Luz do Luar concorreu em 2016 com A Grande Aposta; em 2015 com Selma – Uma Luta Pela Igualdade; e foi premiada em 2014 com 12 Anos de Escravidão.

+ Kimberly Steward é a segunda produtora negra a ser indicada a melhor filme. Ela disputa com Manchester À Beira-Mar.

+ Mica Levi é a oitava mulher a ser indicada na categoria trilha sonora. Ela concorre por Jackie.

+ Meryl Streep continua sendo a recordista de indicações entre atrizes e atores. Indicada por seu trabalho no filme Florence: Quem É Essa Mulher?, ela disputará o Oscar pela 20ª vez.

Deixe um comentário

Top