Crítica: “Belas e Perseguidas”, dirigido por Anne Fletcher

São duas as principais inspirações de “Belas e Perseguidas”, filme de Anne Fletcher que está em cartaz no Brasil.

A primeira são as (inúmeras) comédias que tiram humor de protagonistas fisicamente diferentes (no estilo O Gordo e o Magro). A segunda são as recentes comédias de ação estreladas por Melissa
McCarthy, em especial o sucesso “As Bem-Armadas”.

No filme de 2013, McCarthy e Sandra Bullock são policiais que começam se estranhando, mas ficam amigas enquanto perseguem um mafioso. É uma premissa parecida com a de “Belas e Perseguidas”, que escala Reese Witherspoon e Sofía Vergara como a dupla da vez.

Witherspoon é Cooper, policial certinha que, depois de um acidente de trabalho, foi rebaixada a um trabalho burocrático e tem de aguentar a gozação dos colegas homens. Sua chance de voltar à ativa vem com a missão de proteger Daniella Riva (Vergara), mulher de um traficante que está prestes a testemunhar contra o chefe do cartel.

De San Antonio a Dallas, as duas enfrentam bandidos e policiais corruptos, além de viverem, elas mesmas, um jogo de gato e rato.

Fletcher investe pesado na oposição entre as personagens: Cooper é certinha, usa roupas masculinas e nenhuma maquiagem, enquanto Riva é uma latina sexy que sabe usar a beleza para conseguir o que quer; Witherspoon é magrinha e baixinha, já Sofia é alta e faz o tipo mulherão. Ambas têm carisma, mas nenhuma é tão boa quanto McCarthy no tipo de humor físico que a diretora tenta criar.

O texto não ajuda. Os roteiristas David Feeney e John Quaintance não sabem fazer graça a partir dos estereótipos femininos, algo que Paul Feig, principal parceiro de McCarthy, domina claramente. Suas apostas para divertir o público são, por exemplo, uma piada sobre menstruação e uma cena em que as atrizes fingem ser lésbicas.

Em meio à ótima fase do humor feminino – com McCarthy, Amy Schumer, Amy Poehler, Tina Fey e outras comediantes – “Belas e Perseguidas” parece antiquado, pouco inteligente e nada engraçado.

“Belas e Perseguidas”
[Hot Pursuit, EUA, 2015]
Direção: Anne Fletcher
Elenco: Reese Witherspoon, Sofía Vergara, Matthew Del Negro.
Duração: 87 minutos

Deixe um comentário

Top