Mulheres dirigiram 9% das maiores bilheterias de 2015

Apenas 9% dos 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2015 foram dirigidos por mulheres, de acordo com um estudo da San Diego State University. Apesar de pequena, a porcentagem representa um avanço em relação a 2014, quando o índice foi de 7%.

A porcentagem de 9% é a mesma registrada na pesquisa de 1998.

De acordo com o estudo, “A Escolha Perfeita 2”, de Elizabeth Banks, foi o campeão de bilheteria entre os filmes dirigidos por mulheres. No ranking geral, ficou em 12º lugar.

Nos 250 filmes, mulheres representaram 26% dos produtores, 22% dos editores, 20% dos produtores executivos, 11% dos roteiristas e 6% dos diretores de fotografia. Todos os índices aumentaram em relação a 2014, menos o de roteiristas, que se manteve inalterado.

Outros números da pesquisa sobre os 250 filmes:

  • Um terço não empregou nenhuma ou apenas uma mulher nas funções de produtora, produtora executiva, diretora, roteirista, editora ou diretora de fotografia. Apenas 1% dos filmes empregou 10 ou 11 mulheres nessas funções.
  • Na comparação entre as pesquisas de 1998 e 2015, a porcentagem de mulheres aumentou nas funções de produtora executiva, produtora, editora e diretora de fotografia. O índice de diretoras foi o mesmo e o de roteiristas, caiu 2%.
  • As mulheres tem maior presença no documentário e na comédia, e menor presença nos gêneros de ação e terror.
  • Como em estudos anteriores, o deste ano mostrou que filmes com ao menos uma mulher na direção têm mais chances de empregar mulheres roteiristas, editoras e diretoras de fotografia.

Veja o estudo completo aqui

One thought on “Mulheres dirigiram 9% das maiores bilheterias de 2015

Deixe um comentário

Top