Spirit Awards premia Regina King, Glenn Close, Debra Granik e “Se a Rua Beale Falasse”

Glenn Close, Regina King, Debra Granik e Nicole Holofcener foram algumas das mulheres premiadas na edição deste ano do Independent Spirit Awards, conhecido como o Oscar do cinema independente americano. A premiação foi realizada neste sábado (23), um dia antes da entrega do prêmio da Academia, e pela primeira vez desde 2008 nenhum filme concorreu ao troféu principal das duas premiações ao mesmo tempo.

Guia do Oscar: Tudo o que você precisa saber sobre as mulheres indicadas
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Num reflexo da maior presença da mulher no cinema independente, o Spirit Awards indicou profissionais femininas em categorias como melhor filme, direção, edição e direção de fotografia – ao contrário do Oscar, que este ano não tem mulheres concorrendo a nenhum destes prêmios. Em direção, aliás, não só havia mulheres como elas eram maioria: três entre cinco indicados.

No entanto, o prêmio de melhor filme ficou para Se a Rua Beale Falasse, de Barry Jenkins, que também levou melhor diretor. Ciente da expectativa por uma vitória feminina, ele usou seu discurso para destacar dados sobre a desigualdade de gênero em Hollywood e agradecer às mulheres da equipe de seu filme. Ele também fez uma menção especial à Lynne Ramsay, diretora de Você Nunca Esteve Realmente Aqui, uma das cineastas que concorria com ele (as outras eram Debra Granik, por Sem Rastros, e Tamara Jenkins, por Mais Uma Chance). “Eu a conheci em 2002, era estudante não tinha filmado nada, mas ela foi tão gentil comigo e me explicou sobre seu processo”, disse Jenkins. “Obrigado por tudo o que você faz, acho que esse prêmio tem seu DNA”.

Nas categorias de atuação, o Spirit escolheu as artistas tidas como favoritas para o Oscar. Glenn Close ganhou como melhor atriz por A Esposa e fez sucesso ao levar seu cachorro Pip para o tapete vermelho, a cerimônia e até mesmo para o palco durante seu discurso. Já Regina King ganhou o troféu de atriz coadjuvante por Se a Rua Beale Falasse, destacando que este foi seu primeiro papel em um longa-metragem em quase dez anos. 

Também concorrendo ao Oscar, Nicole Holofcener e Jeff Whitty ganharam o Spirit Awards de melhor roteiro por Poderia Me Perdoar?. A roteirista, que deixou a direção do longa por diferenças criativas, pediu que a cineasta que a substituiu, Marielle Heller, subisse ao palco também. “Ela fez essa coisinha chamada ‘dirigir um filme'”, afirmou. “É maravilhoso que um longa sobre dois alcoólatras rabugentos, solitários, gays e pouco confiáveis tenha sido feito. Isso prova que personagens não ‘simpáticos’ podem ser divertidos e dignos de amor.”

Duas vitórias em prêmios especiais foram marcantes: com elenco cheio de mulheres, Suspiria, de Luca Guadagnino, ganhou o prêmio Robert Altman, que reconhece direção, casting e elenco de um filme. Já Debra Granik recebeu o Bonnie Awards, troféu do Spirit Awards dado a cineastas mulheres em fase intermediária da carreira. O nome faz referência à Bonnie Tiburzi Caputo, primeira mulher a pilotar um avião de uma grande companhia americana, no caso a American Airlines, que patrocina o prêmio.

Aplaudida de pé pela plateia, Granik agradeceu aos vários programas e estímulos da Film Independent, a organização que entrega o Spirit Awards. “A mudança pode ser devagar em outras tendas e arenas, mas está acontecendo de forma robusta aqui”, afirmou. “Recebi muitos destes incentivos ao longos dos anos, e são eles que permitem que eu e outras mulheres estejamos pilotando aqui hoje.” 

Veja as mulheres premiadas no Spirit Awards 2019:

Melhor filme (entregue a produtoras)
Adele Romanski, Dede Gardner e Sara Murphy por Se a Rua Beale Falasse (em parceria com Barry Jenkins e Jeremy Kleiner)

Melhor atriz
Glenn Close, por A Esposa

Melhor atriz coadjuvante
Regina King, por Se a Rua Beale Falasse

Melhor roteiro
Nicole Holofcener, por Poderia me Perdoar? (em parceria com Jeff Whitty)

Melhor documentário (entregue a diretores e produtores)
Caryn Capotosto, por Won’t You Be My Neighbor? (em parceria com Morgan Neville e Nicholas Ma)

Melhor primeiro filme (entregue a diretores e produtores)
Nina Yang Bongiovi, por Sorry to Bother You (em parceria com Boots Riley, Jonathan Duffy, Charles D. King, George Rush, Forest Whitaker e Kelly Williams)

Prêmio John Cassavetes (melhor filme com orçamento abaixo de US$ 500 mil; entregue a roteiristas, diretores e produtores)
Alex Bach, Caroline Kaplan e Lindsey Cordero por En El Séptimo Dia (em parceria com Jim McKay e Michael Stipe)

Prêmio Robert Altman (entregue a diretores, diretores de casting e elenco de um filme)
Avy Kaufman, Stella Savino, Malgosia Bela, Ingrid Caven, Elena Fokina, Mia Goth, Jessica Harper, Dakota Johnson, Gala Moody, Chloë Grace Moretz, Fabrizia Sacchi, Renée Soutendijk, Tilda Swinton, Sylvie Testud, Angela Winkler (em parceria com Luca Guadagnino)

Bonnie Award (para diretora em fase intermediária da carreira)
Debra Granik


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Foto: Getty Images

Deixe um comentário

Top