Só 1 mulher segue na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro

A diretora alemã Maren Ade é a única mulher que continua na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro. A comédia Toni Erdmann está entre os nove semifinalistas a uma indicação ao prêmio, divulgados nesta quinta-feira (15) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Leia também: Saiba mais sobre Maren Ade, a diretora de Toni Erdmann

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe seu candidato e o pré-indica à Academia. Depois, sai a lista com os nove semifinalistas. Por fim, em 24 de janeiro, serão conhecidos os cinco indicados que de fato disputarão a estatueta.

Este ano, 16 dos 85 filmes inscritos foram dirigidos por mulheres – o equivalente a cerca de 18%. Apesar de baixo, o índice representou uma ligeira melhora em relação ao ano passado, quando 15% dos longas eram de diretoras. Em 2016, apenas um acabou concorrendo ao Oscar: Cinco Graças, de Deniz Gamze Ergüven.

Sucesso de crítica

Toni Erdmann conta a história de um pai brincalhão que decide passar um tempo com a filha em Bucareste. Além do relacionamento distante, os dois têm temperamentos opostos.

O longa foi eleito o melhor do ano pelos críticos das renomadas revistas Cahiers du Cinéma e Sight & Sound; entrou para a lista da BBC de 100 melhores filmes do século 21; e lidera as indicações ao Prêmio do Cinema Europeu. No Brasil, foi exibido no Festival do Rio, mas ainda não tem data de estreia.

Veja o trailer de Toni Erdmann (legendado em inglês):

Deixe um comentário

Top