Primeiro longa de Darya Zhuk será o candidato de Belarus ao Oscar

Primeiro longa-metragem da diretora Darya Zhuk, Crystal Swan foi escolhido como o candidato de Belarus ao Oscar de filme estrangeiro. É a terceira vez que o país indica um representante para a disputa, e a primeira em 22 anos.

Saiba mais: Todos os longas de diretoras que já disputaram o Oscar de filme estrangeiro
Leia também: Nove filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação do Brasil ao Oscar

O filme se passa na Belarus dos anos 1990 e acompanha a jovem DJ Velya, que sonha em se mudar para Chicago, nos Estados Unidos. Com dificuldade para obter o visto, ela tem de ir atrás de documentos falsos em um vilarejo isolado.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases: primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; depois, é divulgada uma lista com semifinalistas; por fim, são anunciados os cinco indicados que de fato concorrem o prêmio.

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro

Deixe um comentário

Top