Mulheres são 50% dos artistas convidados a entrar para a Academia

No que se tornou uma tentativa anual de aumentar a diversidade entre seus membros, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega do Oscar, convidou mais 842 artistas de 59 países para fazer parte do grupo. Deste total, 50% são mulheres e 29% são pessoas não brancas.

Saiba mais: Conheça todas as mulheres que já concorreram ao Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Entre as convidadas estão mulheres brasileiras como a diretora Laís Bodanzky, a montadora Jordana Berg, a produtora Lucy Barreto, a diretora de fotografia Carolina Costa e a diretora de arte Vera Hamburguer.

De acordo com a Academia, dez de seus “braços” convidaram mais mulheres do que homens: diretores, diretores de arte, diretores de casting, documentaristas, figurinistas, executivos, produtores, profissionais de cabelo e maquiagem, profissionais de marketing e relações púbicas e roteiristas.

A lista de convidados de 2019 foi divulgada nesta segunda-feira (1). Se todos os artistas aceitarem o convite, a porcentagem de mulheres na Academia irá passar de 25% em 2015 para 32% em 2019, e a de pessoas não brancas, de 8% para 16% no mesmo período.

Outras mulheres convidadas neste ano são as atrizes Claire Foy, Elisabeth Moss, Gemma Chan, Letitia Wright e Lady Gaga; as diretoras Eva Husson, Jennifer Kent, Mélanie Laurent e Nisha Ganatra; e as roteiristas Agnès Jaoui, Desiree Akhavan, Gillian Flynn, Houda Benyamina e Rungano Nyoni.

A preocupação com a diversidade da Academia ganhou força em 2016 depois de, pelo segundo ano consecutivo, nenhum ator ou atriz negra ter recebido indicações ao prêmio. Nas redes sociais, usuários passaram a usar a hashtag #OscarsSoWhite, enquanto alguns artistas boicotaram a cerimônia. A principal resposta da Academia tem sido modificar a composição de seus membros, que participam das votações e definem os indicados.

Veja a lista completa de convidados aqui


Foto: Sergio Cardoso

Deixe um comentário

Top