Morre aos 83 anos Kira Muratova, influente diretora ucraniana

A diretora e roteirista ucraniana Kira Muratova, um dos principais nomes do cinema soviético e pós-soviético, morreu na quarta-feira (6), aos 83 anos, em Odessa. A causa da morte não foi divulgada, mas amigos disseram nas redes sociais que ela estava doente há algum tempo, segundo o Hollywood Reporter.

Muratova nasceu em 1934 em Soroca, na Romênia, região que hoje integra o território da Moldávia. Começou a carreira na década de 1960 e teve filmes proibidos pelos censores soviéticos, sendo impedida de trabalhar durante anos.

Entre seus filmes mais conhecidos estão Brief Encounters (1968), The Long Farewel (1971), Change of Fate (1987) e The Asthenic Syndrome (1989), que foi ganhador do prêmio especial do júri no Festival de Berlim, além de Three Stories (1997), Chekhov’s Motifs (2002) e Eternal Homecoming (2002), o mais recente. Todos eles foram exibidos recentemente no Brasil, em uma retrospectiva promovida pelo Indie Festival em 2015.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, lamentou a morte da artista em sua página no Facebook. “Ela era uma diretora muito talentosa, que caracterizou uma época. Sua visão de mundo foi aplaudida pelos críticos. Seu talento foi reconhecido pelos festivais de maior prestígio. Kira Muratova continuará em nossos corações”, escreveu.

Deixe um comentário

Top