Morre Emmanuelle Riva, atriz de “Amor” e “Hiroshima Meu Amor”

A atriz Emmanuelle Riva, ícone do cinema francês, morreu nesta sexta-feira (27) em Paris, aos 89 anos, vítima de câncer. A artista lutava contra a doença havia quatro anos, mas seguia trabalhando e, de acordo com o jornal Le Monde, recentemente participou de filmagens na Islândia.

Nascida em Cheniménil, na França, Riva tinha 26 anos quando se mudou para Paris, seguindo o desejo de ser atriz. Começou trabalhando no teatro, onde desenvolveu longa e bem-sucedida carreira, e estreou no cinema no fim dos anos 1950.

O primeiro papel de destaque já foi marcante: Elle, a protagonista de Hiroshima Meu Amor (1959), clássico de Alain Resnais que lhe rendeu uma indicação ao Bafta, considerado o Oscar do cinema britânico. Riva sairia vitoriosa na mesma premiação mais de cinco décadas depois, em 2013, pelo papel de Anne em Amor, de Michael Haneke. O drama sobre um casal octagenário também fez de Riva a mulher mais velha a ser indicada ao Oscar de melhor atriz. Na época, ela tinha 85 anos.

Outros trabalhos incluem León Morin – O Padre (1961), Thérèse Desqueyroux (1962), Desejos Amargos (1967), Olhos na Boca (1982), A Liberdade É Azul (1993) e Os Últimos Dias da Minha Vida (2001).

Via Le Monde

 

Deixe um comentário

Top