Morre aos 80 anos a atriz Mary Tyler Moore, ícone da TV americana

Ícone da televisão americana, Mary Tyler Moore morreu nesta quarta-feira (25), aos 80 anos. A atriz, que ganhou seis vezes o prêmio Emmy, era conhecida principalmente pelo trabalho em The Dick Van Dyke Show, que foi ao ar nos anos 1960, e em seu próprio programa, Mary Tyler Moore, sucesso na década de 1970.

A agente da atriz, Mara Buxbaum, confirmou a morte ao site The Hollywood Reporter, mas não revelou a causa. De acordo com o veículo, em 2012 Moore fez uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno no tecido do cérebro.

Nascida em Nova York, Moore se mudou para Los Angeles aos oito anos e tinha o sonho de ser dançarina. Começou a carreira fazendo comerciais e, em seguida, fez testes para trabalhar como atriz. Recusada para o The Danny Thomas Show, foi recomendada para o The Dick Van Dyke Show e conseguiu o papel de Laura Petrie, uma mãe e dona de casa americana casada com o personagem de Dick Van Dyke (11 anos mais velho do que ela).

Transmitida entre 1961 e 1966, a série lançou a carreira de Moore. Em 1970, ela voltou à televisão em seu próprio programa e uma personagem bem diferente: uma mulher solteira que trabalha como jornalista. Mary Tyler Moore foi sucesso de audiência e ficou no ar por sete anos.

No cinema, Moore se destacou principalmente em Gente Como a Gente, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Seus trabalhos mais recentes foram o longa Contra Corrente (2009) e participações na série Hot in Cleveland em 2011 e 2013.

Deixe um comentário

Top