Meryl Streep faz apelo por igualdade de direitos nos EUA

A imagem-símbolo do Oscar deste ano foi Meryl Streep vibrando muito com o discurso de Patricia Arquette pedindo direitos iguais para as mulheres americanas. Agora, Streep fez mais: escreveu uma carta para cada membro do Congresso dos Estados Unidos pedindo que aprovem a chamada Equal Rights Amendment (ERA) e coloquem a igualdade na Constituição do país.

A emenda, apresentada pela primeira vez em 1923 (!), assegura que “a igualdade de direitos prevista por lei não será negada ou reduzida pelos Estados Unidos ou qualquer Estados por causa do gênero”. O texto foi votado e rejeitado todos os anos até 1972, quando conseguiu o número necessário de votos para passar para a próxima fase do processo: ser ratificado por três quartos dos Estados americanos.

A meta nunca foi alcançada e o projeto caiu no esquecimento, apesar dos esforços de organizações femininas por sua retomada. Se depender de Streep, a emenda voltará à pauta:

“Estou escrevendo para pedir que você se posicione a favor da igualdade – para sua mãe, sua filha, sua irmã, sua mulher ou para você -, apoiando a emenda”, disse a cartaz da atriz, enviada aos políticos junto a uma cópia do livro “Equal Means Equal”, de Jessica Neuwirth, uma das principais ativistas do movimento pró-ERA. “Toda uma nova geração de mulheres e meninas está falando sobre igualdade – de salários, de proteção contra abusos sexuais, de direitos.”

Via Women and Hollywood

Deixe um comentário

Top