Imovision lançará último filme de Agnès Varda no Brasil

Varda par Agnès, o último filme da diretora belga Agnès Varda, será lançado nos cinemas brasileiros pela Imovision em 2 de maio. A distribuidora fez o anúncio nesta sexta-feira (29), após a notícia da morte da cineasta.

Veja também: 10 filmes para conhecer o cinema de Agnès Varda
Leia também: Morre Agnès Varda, cineasta influente e pioneira da nouvelle vague
Repercussão: De Ava DuVernay à Madonna, artistas prestam homenagem à Agnes Varda

Vídeo: Veja o discurso de Agnès Varda ao receber o Oscar honorário

Varda par Agnès, foi exibido em fevereiro deste ano no Festival de Berlim, fora de competição. O documentário fala sobre a experiência de Varda como diretora e reflete sobre o que ela chamava de “cine-escrita”: como os principais elementos do cinema – composições, pontos de vista, movimentos, ritmos, edição – são escolhidos da mesma forma que um escritor escolhe palavras.

Questionada pelo Hollywood Reporter sobre se o documentário representava sua “última palavra”, ela disse: “Eu nunca quis dizer nada, só queria olhar para as pessoas e compartilhar.”

Nome fundamental da nouvelle vague, Varda foi uma cineasta influente tanto na ficção quanto no documentário, a única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra. Seus trabalhos incluem Clèo das 5 às 7 (1962), Sem Teto Nem Lei (1985), Jane B. por Agnès V. (1988), Os Catadores e Eu (2000), As Praias de Agnès (2008) e Visages, Villages (2017).

Deixe um comentário

Top