“Ícone”, “generosa”, “lenda”: artistas homenageiam Agnès Varda

Ava DuVernay, Martin Scorsese, Madonna e Claude Lelouch são alguns dos artistas que prestaram homenagens à diretora Agnès Varda, que morreu nesta sexta-feira (29), aos 90 anos, vítima de câncer.

Veja também: 10 filmes para conhecer o cinema de Agnès Varda
Saiba mais: Morre Agnès Varda, cineasta influente e pioneira da nouvelle vague

Vídeo: Veja o discurso de Agnès Varda ao receber o Oscar honorário

Nome fundamental da nouvelle vague, Varda foi uma cineasta influente tanto na ficção quanto no documentário, a única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra. Abaixo, veja homenagens que artistas fizeram em comunicados e posts na redes sociais:


“No ano passado, em Cannes, Agnès Varda me convidou para um café da manhã. Ela falou sobre como estava no último ano de vida, sobre escolhas e mudança. Eu disse o que ela significava para mim e ela segurou minha mão. Obrigada, Agnès. Por seus filmes, por sua paixão e por sua luz. Ela segue brilhando.”
– Ava DuVernay, diretora, produtora e roteirista

“Para esta lenda, vida e trabalho estavam inegavelmente ligados. Ela viveu intensamente cada momento.”
– Barry Jenkins, diretor, roteirista e produtor

“Ela não era uma velhinha fofa, ela era uma grande artista. Tinha o instinto, a inteligência e a generosidade de fazer arte em qualquer lugar e oferecê-la a todos nós. Por décadas não recebeu o reconhecimento que merecia, porque era mulher, porque era carinhosa. Descanse no poder, Agnès.”
– Cameron Bailey, crítico de cinema e diretor artistico do Festival de Toronto

“É uma grande dama do cinema que está nos deixando. Por 90 anos, ela acompanhou a história do cinema. Sempre estava muito à frente de todos. Foi a primeira para fazer filmes que influenciaram a nouvelle vague.”
– Claude Lelouch, diretor, roteirista e produtor (em entrevista à AFP)

“Descanse em paz, Agnès Varda, ícone do cinema independente antes mesmo de ele ter esse nome. Visages, Villages foi uma conclusão inventiva e engraçada para uma carreira extraordinária. Foi engraçado vê-la, sorrindo e contente, no circuito do Oscar 2017. Ela sabia que não precisava de um: ela já era uma lenda.”
– Edgar Wright, diretor, produtor e roteirista

Agnès, obrigada pela obra. Vá em paz, que aqui continuaremos te assistindo e nos inspirando na sua curiosidade, garra e doçura.”
– Eliza Capai, diretora e jornalista

“Descanse em paz, Varda. Uma bela trajetória. Uma voz feminina única no cinema mundial.”
– Francesca Azzi, diretora e curadora da Zeta Filmes e do Indie Festival

“Generosa, alegre e profundamente humana, Agnès Varda iluminou nossas vidas com seus filmes, que eram de uma inventividade insana. O que ela trouxe para nós – com seu trabalho e com suas batalhas para melhorar a condição das mulheres – não tem preço.”
– Frédérique Bredin, presidente do Centro Nacional do Cinema Francês

“Varda se foi, mas Agnès continuará aqui. Inteligente, vivaz, doce, espiritual, cômica, inesperada como seu trabalho. Seus filmes são nosso tesouro. Um tesouro nacional.”
– Gilles Jacob, ex-presidente do Festival de Cannes

“Adeus a uma das minhas cineastas favoritas, Agnès Varda. Sempre curiosa, criativa e com um espírito de criança até o último momento. Sentiremos sua falta!”
– Madonna, cantora, atriz e diretora

“Duvido que Agnès Varda tenha seguido os passos de qualquer outra pessoa, em qualquer área de sua vida e de sua arte, que eram a mesma coisa. Ela fez seu próprio caminho, ela e sua câmera. Cada um de seus notáveis filmes, tão lindamente equilibrados entre documentário e ficção, é único – cada imagem, cada corte. Que grande obra ela deixou para trás: filmes grandes e pequenos, divertidos e duros, generosos e solitários, líricos e inflexíveis…e vivos. Eu a vi pela primeira vez há cerca de dois meses. Ela sabia que não tinha muito tempo e queria fazer cada segundo valer: ela não queria perder nada. Me sinto tão sortudo por tê-la conhecido. E a todos os jovens cineastas: vocês precisam assistir aos filmes de Agnès Varda.”
– Martin Scorsese, diretor, roteirista e produtor

“Obrigada por ser aberto os caminhos e por tanta inspiração!”
– Susanna Lira, diretora e roteirista

“Obrigada Agnès Varda, por desbravar os terrenos de forma ousada, nos deixar inúmeros mapas e dar risada ao longo de tudo isso.”
-Vic Mahoney, atriz e diretora

Deixe um comentário

Top