Cineastas homens dominam premiação do Festival de Cannes

Não foi desta vez que o Festival de Cannes premiou um filme dirigido por mulher com a Palma de Ouro (algo que só aconteceu uma vez – e há 23 anos). Considerado forte candidato pelos críticos, Toni Erdmann, de Maren Ade, foi ignorado pelo júri, que entregou o trofeu a I, Daniel Blake, de Ken Loach.

Foi um final decepcionante para um festival que serviu de palco para uma série de discussões sobre a mulher no cinema. Das três diretoras que concorriam na competição principal, apenas Andrea Arnold foi lembrada na cerimônia de encerramento, recebendo o Prêmio do Júri por American Honey.

Nem o empate na categoria direção reservou uma vaga para as mulheres. O troféu foi dividido por dois homens: Cristian Mungiu, por Graduation, e Olivier Assayas, por Personal Shopper.

Os jurados também perderam a chance de dar a Palma de Ouro a ao menos um dos vários filmes em competição centrados em mulheres, como Elle, Julieta e o brasileiro Aquarius – este estrelado por Sonia Braga, que apesar dos elogios da crítica não levou o prêmio de melhor atriz. O troféu foi para Jaclyn Jose, de Ma ‘Rosa.

Outras premiações

As mulheres foram melhor representadas em outros prêmios. Divines, de Houda Benyamina, ganhou o Caméra d’Or, dedicado a longas de estreia, enquanto Delphine e Muriel Coulin receberam o prêmio de roteiro da mostra Um Certo Olhar por Voir du Pays.

Já na Quinzena dos Realizadores, o prêmio Art Cinema foi entregue para Wolf and Sheep, de Shahrbanoo Sadat, enquanto o troféu da Sociedade de Autores Dramáticos e Compositores foi para o filme The Together Project, da diretora Solveig Anspach.

Toni Erdmann foi escolhido o melhor filme da competição principal pelo júri da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI), que também premiou Raw, de Julia Ducournau.

A diretora Or Sinai  ganhou o troféu da mostra Cinéfondation, dedicada a jovens cineastas, com Anna. Além do prêmio de 15 mil euros (R$ 60 mil), Sinai recebeu a garantia de que, quando fizer seu primeiro filme, ele será exibido na seleção oficial do festival.

2 thoughts on “Cineastas homens dominam premiação do Festival de Cannes

Deixe um comentário

Top