Helena Ignez receberá homenagem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

A atriz e diretora Helena Ignez receberá uma homenagem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será realizado nesta terça-feira (5) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). A premiação, organizada pela Academia Brasileira de Cinema, também vai homenagear o ator Antonio Pitanga.

Leia também: Elis lidera indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Nascida em Salvador, Helena Ignez estreou no cinema atuando em Pátio (1959), curta-metragem dirigido por Glauber Rocha. Depois, participou de filmes nacionais importantes como A Grande Feira (1961), de Roberto Pires; Assalto ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias; O Padre e a Moça (1966), de Joaquim Pedro de Andrade; e O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla, no qual interpretou uma de suas personagens mais conhecidas, Janete Jane.

Nos anos 2000, passou a trabalhar também por trás das câmeras. É diretora de curtas como Reinvenção da Rua (2003) e A Miss e o Dinossauro – Bastidores da Belair (2005) e dos longas Canção de Baal (2008), Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), Feio, Eu? (2013), Ralé (2016) e A Moça do Calendário (2017), que será exibido no Festival de Brasília.

A cinebiografia Elis lidera as indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, disputando 12 prêmios. Apenas um filme dirigido por mulher concorre na categoria de melhor longa de ficção: Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, que também é a única mulher indicada ao prêmio de direção. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil.


Foto do topo: Leo Lara/Universo Produção

Deixe um comentário

Top