Hannah Beachler é 1ª mulher negra a ganhar Oscar de design de produção

A americana Hannah Beachler fez história neste domingo (24) ao tornar-se a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de design de produção. Ela e Jay Hart venceram por Pantera Negra, de Ryan Coogler.

Análise: Oscar premia recorde de mulheres, mas é cedo para falar em mudança
Leia também: 5 vitórias importantes das mulheres no Oscar deste ano
Oscar 2019: Veja a lista completa com todas as mulheres premiadas
   
Apoie: Colabore mensalmente com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

“Estou aqui mais forte do que era ontem por causa de Ryan Coogler, que não apenas fez de mim uma designer melhor, mas uma contadora de histórias melhor e uma pessoa melhor. Estou aqui por causa deste homem que me ofereceu uma perspectiva diferente da vida. Que me ofereceu um espaço seguro, que é paciente e me deu ar, humanidade e irmandade”, afirmou, em seu discurso. “Dou esta força a quem vem a seguir, para que continuem e nunca desistam. Quando pensar que é impossível, lembre-se desse conselho que recebi de uma mulher muito sábia: ‘Fiz o meu melhor, e meu melhor é bom o bastante.'”

Beachler foi responsável pelo design de produção do filme, enquanto Hart ficou encarregado principalmente da decoração dos cenários. A categoria era conhecida como direção de arte, mas foi rebatizada em 2012.

A americana tem outros trabalhos importantes no currículo, como o ganhador do Oscar Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016); o especial Lemonade (2016), de Beyoncé; e dois filmes anteriores do diretor de Pantera Negra, Ryan Coogler: Creed: Nascido para Lutar (2015) e Fruitvale Station: A Última Parada (2013).

Pantera Negra também rendeu o Oscar de figurino para Ruth E. Carter, que em sua terceira indicação também tornou-se a primeira mulher negra a vencer na categoria.

Leia mais sobre as mulheres e o Oscar:
Ruth E. Carter é a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de figurino
Veja todas as mulheres que já foram indicadas ao Oscar de direção

Conheça os longas de diretoras que já disputaram o Oscar de melhor filme
Veja todas as diretoras que já concorreram ao Oscar de filme estrangeiro


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Foto: Richard Harbaugh / ©A.M.P.A.S.

Deixe um comentário

Top