“Estrelas Além do Tempo” ganha o prêmio do Sindicato dos Atores

Em uma noite marcada por discursos políticos e pelas vitórias de artistas negros, Estrelas Além do Tempo foi o grande ganhador do prêmio do Sindicato dos Atores. O filme era o único entre os concorrentes centrado apenas em mulheres.

Ao agradecer o troféu, a protagonista Taraji P. Henson destacou o fato de Estrelas Além do Tempo lançar luz a uma história real, mas pouco conhecida: o papel das cientistas negras Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson na missão da Nasa que fez de John Glenn o primeiro astronauta americano a entrar em órbita da Terra, em 1962.

+ Leia a íntegra do discurso de Taraji P. Henson (em português)
+ Veja o trailer do filme Estrelas Além do Tempo

Artistas negros também venceram em três das quatro categorias de atuação individual no cinema, a começar por Viola Davis, que levou melhor atriz coadjuvante por Um Limite Entre Nós. O filme também premiou Denzel Washington como melhor ator, enquanto Mahershala Ali ganhou como ator coadjuvante por Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Vários artistas fizeram alusão ao contexto político americano, cerca de uma semana após a posse do presidente Donald Trump. Ali e Julia Louis-Dreyfus, premiada como atriz de série de comédia, foram alguns dos que criticaram o decreto proibindo a entrada de refugiados nos EUA, bem como a emissão de vistos para cidadãos de sete países majoritariamente muçulmanos.

Ao agradecer o prêmio de elenco de série de comédia para Orange Is The New Black, Taylor Schilling destacou as origens dos artistas que fazem o programa. “Representamos um grupo diverso de pessoas e gerações de famílias que buscaram uma vida melhor aqui [vindo da] Nigéria, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Irlanda”, afirmou. “Caberá a nós continuar contando histórias que mostrem que o que nos une é mais forte do que as forças que tentam nos dividir.”

A cerimônia também foi marcada por uma homenagem à Lily Tomlin, que recebeu um troféu pelo conjunto da obra. “Sinto-me como se estivesse apenas começando”, disse a atriz de 77 anos. “Que cartaz devo fazer para o próximo protesto?”

Veja a lista com todas as mulheres premiadas:

CINEMA

Melhor elenco: Estrelas Além do Tempo
Melhor atriz: Emma Stone, por La La Land: Cantando Estações
Melhor atriz coadjuvante: Viola Davis, por Um Limite Entre Nós

TELEVISÃO

Melhor elenco de série dramática: Stranger Things
Melhor atriz de série dramática: Claire Foy, por The Crown
Melhor elenco de série de comédia: Orange Is The New Black
Melhor atriz de série de comédia: Julia Louis-Dreyfus, por Veep
Melhor atriz de minissérie ou filme para a TV: Sarah Paulson, por The People v. O.J. Simpson


Foto: Chris Pizzello/Invision/AP

Deixe um comentário

Top