É Tudo Verdade homenageia Pamela Yates e tem mostra online de diretoras

A diretora americana Pamela Yates é a homenageada da edição deste ano do É Tudo Verdade, festival internacional de documentários que ocorre de 12 a 22 de abril em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), com todas as sessões gratuitas.

Leia também: Filme de Maria Augusta Ramos sobre o impeachment estará no É Tudo Verdade
Saiba mais: 40 documentários dirigidos por mulheres para assistir na Netflix

Yates é uma das mais importantes documentaristas americanas e sua obra debate temas relacionados aos direitos humanos e à América Latina. O É Tudo Verdade vai apresentar, na íntegra, a chamada “Trilogia Guatemalteca”, realizada pela diretora em um período de 35 anos: Quando as Montanhas Tremem (1983), Granito (2011) e 500 Anos (2017).

A cineasta também virá ao Brasil para o festival e participará de encontros com o público nas duas cidades. No Rio de Janeiro, o evento ocorre em 14/04, às 18h, no Instituto Moreira Salles; em São Paulo, no dia 18/04, às 15h, no Sesc 24 de Maio.

O É Tudo Verdade também terá exibições exclusivas online, no site do Itaú Cultural, que vão destacar o trabalho de cineastas brasileiras que participaram de edições interiores do festival. Cinco títulos estarão disponíveis de 17 a 22 de abril: Aboio (2004), de Marília Rocha; Carmem Miranda, Banana Is My Business (2014), de Helena Solberg; Dona Helena (2006), de Tatiana Toffoli; Domingos (2008), de Maria Ribeiro; e Os Melhores Anos de Nossas Vidas (2003), de Andrea Pasquini.

Outros destaque do É Tudo Verdade é a estreia nacional de O Processo, documentário de Maria Augusta Ramos sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. No Rio de Janeiro, o filme de abertura também tem direção feminina: Carvana, de Lulu Corrêa, que retrata a trajetória do ator e diretor Hugo Carvana. Veja a lista de títulos selecionados aqui.

Deixe um comentário

Top