Duas diretoras avançam na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro

Apenas dois longas-metragens dirigidos por mulheres estão entre os nove semifinalistas a uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro: Pájaros de Verano, de Cristina Gallego e Ciro Guerra, representando a Colômbia; e Capernaum, de Nadine Labaki, o candidato do Líbano.

Saiba mais: Veja todos os longas de diretoras que concorreram ao Oscar de filme estrangeiro
Leia também: Academia anuncia bolsa, diretório e eventos para cineastas mulheres

Participe: Apoie o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

No total, 20 filmes dirigidos por mulheres estavam entre os 87 filmes inscritos na disputa – o equivalente a 23%. O índice está abaixo do registrado no ano passado, de 28%, mas acima do percentual de 2016, de 18%.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, a lista de semifinalistas é divulgada. Por fim, em 22 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A categoria foi instaurada na 29ª edição da premiação, realizada em 1957, e até hoje só premiou três filmes dirigidos por mulheres: A Excêntrica Família de Antônia (1995), de Marleen Gorris; Lugar Nenhum na África (2001), de Caroline Link; e Em um Mundo Melhor, de Susanne Bier (2010). 

Saiba mais sobre a presença das mulheres no Oscar de filme estrangeiro.

Deixe um comentário

Top